quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Consórcio que administra o Porto de Mar del Plata investirá mais de US$ 2,5 milhões em dragagem

           O Ministro dos Transportes da Argentina, Mario Meoni, assinou recentemente o Acordo Específico de Cooperação com o Consórcio do Porto de Mar del Plata no qual está indicado o investimento de US $ 2,5 milhões para a dragagem do rio de mesmo nome, que inclui a recuperação de profundidades de navegação adequadas para a chegada de navios porta-contêineres, cargas de combustível, pesca e passageiros.

          Por esse motivo o Ministério assessorará o plano por meio da Subsecretaria de Portos, Hidrovias Interior e Marinha Mercante (SSPVNyMM), a fim de assessorar na realização de vistorias, batimetrias e estudos complementares para apuração das obras necessárias no porto e, dessa forma, apoiar o movimento econômico regional com vistas ao aumento da exportação de produtos in natura industrializados, principalmente.

          No que se refere ao projeto, as obras de manutenção de profundidade serão realizadas através da dragagem de 440.278 m3 de material mais a acumulação produzida até a efetiva execução das obras, para atingir o Canal Externo, progressivamente até atingir a profundidade média de -11,60 m; progressivamente no Canal do Interior até atingir uma profundidade média de -9,70 m; na Zona de Virada uma profundidade média de -10,00 m; na Posta de Inflamables uma profundidade média de -8,70 me nos Locais 8 e 9 (Quebra-mar nº 2) uma profundidade média de -9,00 m.

          Na atividade, o ministro disse que “a primeira coisa é que as embarcações possam entrar, por isso a dragagem é fundamental, mas também pensar em como dar-lhe maiores possibilidades de crescimento. Por isso trabalhamos para futuro desenvolvimento com a Subsecretaria de Portos e Hidrovias Interiores. Temos que dar durabilidade ”e acrescentou que“ onde houver porto público, tem que haver investimentos, em linha com os investimentos no sistema ferroviário para reduzir os custos logísticos. Mais investimentos significam mais empregos, e isso é uma Nosso objetivo: que a logística esteja a serviço de quem gera trabalho e produção. ”

 

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