terça-feira, 27 de outubro de 2020

ITF ajuda a impedir que transportadora de carros fugisse das autoridades no Porto de Melbourne por trabalho irregular


          Funcionários da Federação Internacional de Trabalhadores em Transporte (ITF) participaram da tarefa de impedir que uma transportadora de automóveis escapasse das autoridades australianas no porto de Melbourne. O navio carregava veículos para a Austrália, incluindo as marcas Great Wall, Hyundai, Kia e Subaru 

          Vários tripulantes do MV "Metis Leader" trabalharam a bordo da embarcação por mais do que o máximo de 11 meses permitido pela Convenção do Trabalho Marítimo e o referido registro, bem como o limite de 14 meses permitido pelas autoridades australianas.

          O vice-coordenador da ITF para a Austrália, Matt Purcell, disse que o órgão internacional e suas afiliadas descobriram que o navio estava mantendo marítimos a bordo acima dos limites aceitáveis. Em detalhe, no momento da apreensão do navio havia: cinco tripulantes prestes a completar 12 meses de trabalho a bordo; dois já ficaram 14 meses; três estiveram lá por mais de 15 meses, incluindo o capitão do navio.

          "Manter os marinheiros trabalhando a bordo de um navio por tanto tempo é uma violação de seus direitos e uma receita para desastres humanos e ambientais", disse Purcell. “Todos os trabalhadores têm o direito de deixar de trabalhar no final dos contratos que inicialmente assinaram. Negar a qualquer tripulante a possibilidade de sair de um navio e voltar para casa com suas famílias significa que eles são obrigados a continuar trabalhando. O que aconteceu aqui pode levar a uma situação de trabalho forçado ", acrescentou.

           Purcell disse que os agentes do armador, as empresas japonesas de tripulação World Marine Company e as agências de navegação WSS, tentaram impedir que os inspetores sindicais subissem a bordo para inspecionar o bem-estar da tripulação e ajudar a resgatá-los da situação.

 

 

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