quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Porto de Itajaí realiza estudo para avaliar possibilidade de privatização do complexo do Norte catarinense

           A empresa Planejamento e Logística (EPL) assinou contrato com o consórcio Demarest / EXE Engenharia / MIND para desenvolver o diagnóstico do Porto de Itaja (SC). O serviço inclui a coleta e análise de dados e informações que apoiarão o trabalho da EPL no processo de privatização do complexo portuário, informou a Datamar.

          O consórcio fará uma avaliação preliminar da situação atual. Essa etapa inclui o mapeamento dos principais mercados nos quais o porto e seus concorrentes estão inseridos, o histórico de mobilização, a utilização das áreas e os principais desafios de competitividade.

          A EPL ficará encarregada de preparar os estudos para a privatização do porto. Serão também avaliados os possíveis modelos jurídico-normativos, discriminando-se as disposições legalmente possíveis e tecnicamente adequadas. “Nossos estudos visam dotar o Porto de Itajaí de maior competitividade, dinamismo econômico e novos negócios ligados ao empreendedorismo, gerando renda, empregos e riqueza para o município e região”, explica o CEO da EPL Artur Lima.

          O projeto de privatização foi enviado à EPL pelo ministério da infraestrutura (Minfra) em abril deste ano. O plano de trabalho desenvolvido pela EPL, em conjunto com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Fluviais, prevê 28 meses para a realização dos estudos. Qualificada como parceria público-privada em 10 de junho de 2020, está prevista a licitação em 2022.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário