quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Ferrovia que transportará celulose da fábrica da UPM em Fray Bentos para Montevidéu será inaugurada em 2023


           O presidente da Administração das Ferrovias do Estado do Uruguai (AFE), Gabriel Vacsy anunciou que está prevista para 2022 a conclusão das obras dos trilhos da Ferrovia Central. Explicou que a linha ligará Montevidéu a Paso de los Toros, permitindo o transporte da celulose da fábrica da UPM em Fray Bentos. Segundo ele, a expectativa é de que o novo serviço seja inaugurado em 2023 e que promova mudanças nas cadeias logísticas.

          O executivo destacou que a empresa é formada em 49% pela Empresa de Desenvolvimento Nacional (CND) e 51% pela AFE. Nesse sentido, Vascy disse que o novo modelo é "o sistema de acesso aberto: é o gestor da infraestrutura, a outra ponta do MTOP, que é a Diretoria de Transporte Ferroviário, que dá alvarás para quem quer operar na rede" Entretanto, acrescentou que a terceira componente "são as operadoras, que podem ser públicas, privadas ou mistas. O Estado é o dono da infra-estrutura e quem opera a rede".

          Quanto ao trabalho conjunto com a UMP, Vascy observou que “são 14 trens (…) e cerca de 17 vias estão planejadas e a UPM vai usar 7. 10. Esse tráfego, que vai aumentar, vai levar ao tráfego de carga na área metropolitana sendo Demora cerca de 45 minutos. ”Ele explicou que na época de maior movimento ferroviário do Uruguai, na década de 1940, havia em média 150 trens diários e nesta nova realidade não passavam de 40.

          “temos reformas planejadas em Rio Branco, Minas, o litoral está inacabado e temos que redesenhar o centro de controle de tráfego, uma vez que a obra está calculada e já temos planos futuros prontos. especificações com as características e condições técnicas para as realiza”, ressaltou Vascy, em relação às modernização. Além disso, revelou que “a AFE tem os seus orçamentos anuais, à medida que avançamos neste projecto iremos obter os valores das obras de renovação ano a ano. ”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário