terça-feira, 27 de outubro de 2020

Ministro e governador homologam aumento do calado do Porto de Rio grande para 14,2 metros

        O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participaram, nesta segunda-feira, 26,da cerimônia virtual de homologação, transmitida pelas redes sociais, do novo calado do porto do Rio Grande, que passou de 12,8 m para 14,2 m. A obra consumiu R$ 500 milhões, permitindo a movimentação de navios de até 366 metros de comprimento, os maiores em operação no mundo.

 

        A ampliação foi possível graças à remoção de mais de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos, expandindo o calado operacional do chamado canal interno, onde estão os terminais. Com a conjugação de esforços dos governos federal e estadual, além dos empreendedores, e puxando numa mesma direção, foi possível melhorar a logística e gerar ganhos de competitividade pela maior capacidade de carga dos navios, reduzindo custos para quem utiliza o porto do Rio Grande e, consequentemente, colaborando para o desenvolvimento de todo o Estado, destacou Leite.

        

        O governador disse que também já estão sendo realizados trabalhos para evitar que aconteça o assoreamento do canal, regredindo na capacidade de cargas, para então gastar centenas de milhões de reais para recuperar o calado. “Estamos montando um termo de referência para que, no primeiro semestre do ano que vem, possamos começar a fazer um investimento de R$ 30 a R$ 40 milhões anuais em dragagem no porto, garantindo permanentemente as cargas dos navios que chegam e saem do nosso Estado”, afirmou.

        O superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, disse que “a homologação do novo calado representa muito para o nosso Estado. É a primeira vez que ele é homologado, isso quer dizer que, com a certificação da Marinha, que é a autoridade portuária, nós conseguimos garantir fretes mais baratos e seguros. Isso atrairá armadores internacionais e mais cargas. O porto do Rio Grande se reposiciona como um dos principais portos do Brasil, não só pela infraestrutura que construiu, mas agora pela certificação que ganha com a homologação”.

        Já o ministro Tarcisio de Freitas observou que o canal de acesso é o coração de um porto. “E o nosso paciente acabou de passar por um cateterismo, passa bem e terá vida prospera e longa, que é o que o RS, pela pujança e pela relevância econômica, merece. A parceria que houve entre o governo federal e o Estado foram fundamentais para que isso se tornasse possível. Com o novo calado, o porto de Rio Grade se incorpora à rota das grandes viagens internacionais e se solidifica como um grande ponto de parada do país e da América Latina”.

        

        Freitas revelou, ainda, que sua passagem pelo Rio Grande do Sul inclui a renovação do compromisso em concluir a duplicação da BR-116 e da nova ponte do Guaíba, que levam ao porto do Rio Grande, além de iniciar outros investimentos na logística gaúcha, que deverão se tratados no almoço no Palácio Piratini, previsto para a sequência da homologação do calado.

        

        O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, lembrou que junho foi o melhor mês da história do Porto do Rio Grande. “Pela primeira vez, movimentou mais de 4,4 milhões de toneladas em 30 dias. Além disso, mesmo com a pandemia, o primeiro semestre foi o segundo melhor em total de cargas, chegando a 19,9 milhões de toneladas, valor 6,97% superior ao mesmo período de 2019”, comemorou.

 

 

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