quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Pandemia da Covid-19 bloqueia crescimento do uso de GNL como bunker

           A pandemia Covid-19 bloqueou a demanda global


por combustível, derrubando o ambicioso crescimento de dez vezes no fornecimento de GNL nos próximos cinco anos. No entanto, isso aumentará novamente, impulsionado por um maior foco global nas políticas "verdes" que impulsionam a energia de transição, de acordo com um relatório do Global Maritime Hub.

          No final do primeiro trimestre de 2020, 178 navios movidos a GNL foram registrados em todo o mundo, mais que o dobro do número em 2015. De fato, o crescimento dos navios de GNL demonstrou um CAGR impressionante de aproximadamente 26% de 2012 a 2020. Com base na carteira de pedidos, a frota de GNL deve dobrar, chegando a 383 navios até 2025. Incluindo os navios adaptados ao uso de GNL, o número chega a 526), ​​de acordo com a DNV GL.

          Este crescimento é impulsionado principalmente por navios graneleiros / contêineres, navios de cruzeiro e balsas, com a maioria navegando em águas europeias e um número crescente navegando na Ásia.

          O crescimento do número de navios que utilizam GNL empurrou o consumo deste combustível para quase 1 milhão de toneladas em 2019 e, antes da Covid-19, estava projetado para se multiplicar por dez até 2025, de acordo com a Total. Este crescimento projetado é impulsionado principalmente pela conformidade com a especificação atual IMO 2020, que proíbe navios de usar um combustível com um teor de enxofre superior a 0,5%, e por diferenciais de preços favoráveis ​​entre o fornecimento de GNL e combustíveis derivados do petróleo. A adoção do GNL como bunker também é facilitada por melhorias tecnológicas em motores de navios e armazenamento de combustível, bem como pelo rápido desenvolvimento global da infraestrutura de abastecimento de GNL.

          Hoje, o abastecimento de GNL está disponível em 93 portos em todo o mundo, em contraste com 15 portos há quatro anos, e outros 54 portos estão em processo de desenvolvimento de instalações de abastecimento de GNL. Isso representa um crescimento significativo que, se não fosse pela Covid-19, poderia ter resultado em um consumo de 10 milhões de toneladas de GNL até 2025. No entanto, considerando o impacto da pandemia e as subsequentes condições do mercado global, um aumento de dez vezes na demanda de bunker de GNL nos próximos cinco anos agora parece um sonho.

 

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