O Hyundai
Loyalty, maior porta-contêiner a operar em portos brasileiros, atracou em
Itapoá no último dia 27 de maio. Com 340 metros de comprimento e 46 metros de largura, a embarcação do
armador Hyundai Merchant Marine (HMM), tem capacidade total de armazenagem de
8,6 mil teus.
O faz o serviço Ásia/América do Sul. Ele chegou ao Brasil
na segunda semana de maio. Por suas dimensões, operou em poucos portos
brasileiros, incluindo o terminal do norte catarinense.
“O Porto Itapoá é um terminal completo e preparado para receber os maiores
navios que operam na costa brasileira. Além da infraestrutura, podemos contar
com as condições naturais da Baía da Babitonga, com águas calmas e profundas,
proporcionando um alto nível de segurança na operação de navios deste porte”,
relatou o Diretor Comercial do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo.
O Porto Itapoá começou a operar em junho de 2011 e hoje é o sexto maior
terminal de contêineres do País, segundo a ANTAQ (Agência Nacional de
Transportes Aquaviários). Somente no primeiro trimestre deste ano, o Terminal
registrou um aumento de 40% no volume das importações, comparada com o mesmo
período de 2016 - uma das mais expressivas altas do mercado. A exportação
também registrou alta de 17,2% neste período.
Também este ano, uma outra conquista: o terminal
realizou no último dia 2 de abril a primeira operação com navios Rol-On
Rol-Off, para movimentação de automóveis do BMW Group. Na operação, foram desembarcados dezenas de veículos
importados dos Estados Unidos, posteriormente transferidos para o pátio do
fabricante, em Araquari (SC).
Vale destacar que o Porto Itapoá iniciou suas obras de expansão em outubro de
2016. O projeto prevê a ampliação da área do porto dos atuais 150 mil m² para
450 mil m². A capacidade de movimentação, ao final da expansão, deve ser quatro
vezes maior do que os atuais 500 mil TEUs movimentados por ano, para cerca de 2
milhões de teus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário