Os armazéns 35 e 36, externos, do Porto de Santos, serão demolidos. No local, serão erguidos
novos viadutos de acesso ao complexo santista, obras que integram o
projeto da Avenida Perimetral da Margem Direita, no trecho entre o
Macuco e a Ponta da Praia.
As
informações são do diretor de Engenharia da Companhia Docas do Estado
de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos), Hilário Gurjão.
A demolição dos armazéns foi autorizada pela Agência Nacional de
Transportes Aquaviários (Antaq, o órgão regulador do setor), por meio de
resolução publicada ontem no Diário Oficial da União.
Hoje,
os dois armazéns integram a área arrendada pela Libra Terminais, na
Avenida Mario Covas, a antiga Avenida Portuária, na Ponta da Praia. Por
isso, o projeto da Perimetral naquele trecho precisou ser
compatibilizado com os planos de investimento da empresa.
O
projeto da Perimetral nessa região prevê a revitalização da Avenida
Mário Covas (onde a via será implantada), que tem 3,5 quilômetros. Ela
ganhará nova pavimentação asfáltica e terá sua iluminação pública
remodelada.
Também está
prevista a construção de dois viadutos na área. O de entrada partirá do
terreno antes ocupado pela empresa de transportes Lloydbratti, na pista
sentido Ponta da Praia, da Avenida Mário Covas. Ele passará sobre o
Pátio de Contêineres do Armazém 36 externo, até atingir o trecho
atualmente ocupado pelo pátio ferroviário e pela Avenida Ismael Coelho
de Souza, que se tornará área adensada às instalações da Libra.
O
viaduto de saída seguirá contíguo ao de entrada, partindo da área
interna do Porto e chegando na pista da Avenida Mário Covas, sentido
Macuco. Com ele, será segregado o tráfego rodoviário entre veículos de
contêineres e de grãos. Serão duas faixas de rolamento em cada sentido e
um vão com altura de 6,75 metros.
Conforme
o projeto da Perimetral, obra coordenada pela Codesp, todo o tráfego de
contêineres será absorvido pelos viadutos, mantendo-se na Avenida Mário
Covas o trânsito dos veículos que seguem para o Corredor de Exportação.
Também
está programada a realocação dos ramais ferroviários naquela região. Os
trabalhos com as linhas férreas envolvem sua transferência para a área
entre os armazéns e a avenida.
Hoje,
esses ramais passam no meio doa terminais. Após a conclusão desta fase
da Perimetral, as linhas deixarão de interferir na logística das
instalações, que ganharão maior espaço operacional.
De
acordo com a Antaq, primeiro será feita a desincorporação física e
contábil dos armazéns, que pertencem à União e integram o patrimônio do
Porto. Em seguida, haverá a demolição, que já está autorizada.
O
investimento para a construção do trecho Macuco-Ponta da Praia da
Avenida Perimetral é de R$ 72,4 milhões. Ainda haverá R$ 9,7 milhões
para os gerenciamentos ambientais e da obra, somando R$ 82,1 milhões –
vindos do Tesouro Nacional. O cronograma inicial prevê 30 meses para conclusão dos serviços. Assim, a Companhia Docas espera concluí-lo no ano que vem.
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