domingo, 26 de janeiro de 2020

Projeto de trem bioceânico entre Santos e Ilo, no Peru, está parado por desinteresse do Brasil, acusa Lima

          O Ministro dos Transportes e Comunicações (MTC) do Peru, Edmer Trujillo, declarou neste domingo, 26, que o projeto para a construção de um trem bioceânico que ligaria o porto de Ilo no Peru ao porto de Santos no Brasil - também passando pela Bolívia e Paraguai - permanece em pausa devido à falta de interesse deste último país.
         Segundo Trujillo, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, apostaria mais na realização de outro projeto de corredor bioceânico que conectaria seu país aos portos do Chile. "Bolsonaro não aposta mais tanto no lado boliviano e peruano, ele aposta no lado chileno. Então, o projeto está atualmente em espera, para ver como é possível compor situações políticas", disse Trujillo.
         Em junho de 2019, os governos do Peru e da Bolívia instaram a preparar um estudo de viabilidade para construir um trem, um corredor que ligaria a costa do Oceano Pacífico (no Peru) à do Oceano Atlântico (no Brasil. A ligação, entendiam, as autoridades de Lima e Brasília impulsionaria o comércio dos dois países com o mundo.
         O chefe do MTC disse que foi demonstrado em várias reuniões com os países envolvidos que "não havia interesse do governo brasileiro" no trem, em meio aos recentes problemas políticos na Bolívia. "Estudos em território peruano mostram que temos necessariamente um fardo brasileiro para viabilizar; caso contrário, o projeto não é viável", disse Trujillo. "Isso significa incorporar o governo brasileiro", afirmou.
         Anteriormente, o governo do Peru havia dito que o plano ferroviário poderia custar cerca de US $ 7,5 bilhões em território peruan. O financiamento, de acordo com Lima, poderia vir da China, principal mercado de exportação da América do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário