A reunião de lançamento do grupo ocorreu em dezembro e contou com 44
especialistas de 36 organizações, entre elas a Comissão Europeia, a
Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e o Eurocontrol.
Após votação, o grupo decidiu incumbir a presidência ao representante da
Indra, Jorge Munir El Malek, que dirige desde então o grupo de trabalho
que definirá os requisitos mínimos que os sistemas devem cumprir para
poderem ser implementados.
Os Aeroportos, fornecedores de serviços de aviação, bem como os restantes atores envolvidos na segurança das operações procuram urgentemente implementar sistemas eficazes para fazer frente ao problema dos drones, através da deteção e impedimento que os drones voem sem autorização, nas proximidades das suas instalações.
Os sistemas anti-drone são integrados por sensores de diferentes tipos que permitem detetar a presença de aeronaves de pequena dimensão a vários quilômetros de distância, identificando-as e aplicando contramedidas para impedir seu acesso à área que protegem.
O grupo exercerá a sua atividade durante 2020 e 2021, tendo fixado como objetivo a elaboração de três documentos de referência: a definição do conceito operativo ligado a este tipo de sistemas (C-UAS), a especificação de requisitos de rendimento para a deteção de UAS não cooperantes e a especificação de requisitos de interoperabilidade com os sistemas já existentes.
Os Aeroportos, fornecedores de serviços de aviação, bem como os restantes atores envolvidos na segurança das operações procuram urgentemente implementar sistemas eficazes para fazer frente ao problema dos drones, através da deteção e impedimento que os drones voem sem autorização, nas proximidades das suas instalações.
Os sistemas anti-drone são integrados por sensores de diferentes tipos que permitem detetar a presença de aeronaves de pequena dimensão a vários quilômetros de distância, identificando-as e aplicando contramedidas para impedir seu acesso à área que protegem.
O grupo exercerá a sua atividade durante 2020 e 2021, tendo fixado como objetivo a elaboração de três documentos de referência: a definição do conceito operativo ligado a este tipo de sistemas (C-UAS), a especificação de requisitos de rendimento para a deteção de UAS não cooperantes e a especificação de requisitos de interoperabilidade com os sistemas já existentes.
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