sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

CM Port vende parte de sua participação no Terminal de Contêineres de Paranaguá


         A China Merchants Port Holdings (CM Port)anunciou nesta quinta-feira, 30, que vendeu 22,55% de sua participação no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP)para o Fundo de Desenvolvimento de Cooperação China-Portugal (CPD) e o Fundo de Cooperação China-América Latina e Caribe (CLAC,) em proporção e preços não divulgados. Com isso, a participação passou de 90% para 67,50%, segundo a Alphaliner.
          A CM Port adquiriu sua participação majoritária na TCP em setembro de 2017. Aparentemente, o Grupo de Hong Kong decidiu iniciar negociações para reduzir sua exposição a uma maioria de dois terços por mais de um ano.
          Os comerciantes da China se manifestaram favoravelmente às manchetes depois de investir US$ 968 milhões para adquirir indiretamente participações adicionais nos terminais do grupo CMA CGM. De acordo com um contrato assinado em dezembro, a Terminal Link, uma joint venture da CMA CGM (51%) e China Merchants (49%), adquiriu ações de propriedade da CMA Terminals (100% de propriedade da CMA CGM) em dez terminais de contêineres em todo o país. mundo, inclusive nos principais centros de distribuição, como Cingapura e Roterdã.
          Em relação aos compradores das ações de Paranaguá, o CPD é um fundo que administra mais de US $ 1 bilhão em ativos na China e nos países de língua portuguesa. O Fundo CLAC, por outro lado, foi criado pelo Banco de Exportação e Importação da China e pela Administração Estatal de Câmbio da China para promover o investimento do país na América Central e do Sul. Ambos os fundos são veículos de motivação política estabelecidos para fortalecer a influência geopolítica da China em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário