quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Antaq divulga estudo mostrando que países de costa extensa como o Brasil têm medidas de proteção à cabotagem


          Estudo desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento e Estudos – GDE da Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade – SDS, que visa fomentar opções regulatórias para aumentar a competição no transporte de contêineres na cabotagem, apontou que as restrições à cabotagem existem em todas as regiões geográficas do globo. As medidas protecionistas, revelou, ainda, o levantamento, existem em estados com diferentes sistemas políticos, econômicos e legais, e envolvem principalmente à entrada de navios de bandeira estrangeira e à propriedade e ao registro de navios estrangeiros.
          Mais especificamente, o protecionismo da cabotagem existe ao longo dos litorais em cerca de 80% do mundo (comparando os litorais de nações com cabotagem com os litorais das nações sem cabotagem) e em 70% dos estados membros do Conselho da Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization – IMO).
          Segundo, ainda, informações compiladas pelo estudo, o Brasil está entre os países que exercem políticas que protegem a indústria de cabotagem marítima, mas que permitem a entrada de armadores estrangeiros sob condições controladas, assim como ocorre na França, Alemanha, Itália, Grécia, Portugal, Espanha, Finlândia, Suécia, Rússia, Índia, Canadá, México, Uruguai, Argentina, Chile, dentre outros.
          O estudo apontou, também, que países com extensões de costa similares ou superiores à brasileira apresentam condições de desenvolver uma efetiva navegação de cabotagem. E, em algum grau, eles adotam medidas de proteção à sua navegação de cabotagem. Citou Turquia, Índia, Itália, México, China, Grécia, Estados Unidos, Japão, Rússia e Canadá entre estes países. O estudo apresentou, ainda, uma extensa revisão bibliográfica, que resume as principais razões apontadas pelos países para a adoção de medidas protecionistas ou liberalizantes na cabotagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário