quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Inteligência Artificial no transporte marítimo está em expansão

                   Como um dos fatores perturbadores que ganharão maior relevância nesta quarta revolução industrial, a Inteligência Artificial (IA) em logística e transporte marítimo vem se desenvolvendo há pouco mais de meia década. Leonardo González, diretor de AI da IBM, lidera o IBM Garage na América Latina, uma metodologia que integra os métodos das camadas de experiência, implementação global e mudança cultural em uma abordagem impecável e completa.
         González garante que no transporte marítimo uma das dificuldades mais simples de resolver com a IA é o back office, ou seja, o conjunto de atividades de natureza administrativa essencial para garantir o bom funcionamento de uma empresa. "A indústria marítima tem muita papelada, papel de back office, pessoas que precisam repetir processos manuais repetidamente e isso no final se traduz em tempos de espera e erros mais longos", explicou González.
         A IBM começou a trabalhar há um tempo em um projeto com uma empresa de transporte da América do Sul que precisou executar uma série de processos que levaram 25 dias e pelos quais tiveram que pagar a terceiros. "Fizemos uma garagem ... e em três semanas desenvolvemos o primeiro piloto e esses 25 dias diminuíram para 25 segundos, com uma eficácia de 99%".
         A isso é adicionada a plataforma TradeLens que a empresa desenvolveu com a Maersk. Consiste em uma solução para transporte marítimo compatível com blockchain, projetada para promover um comércio global mais eficiente e seguro, que reúne vários atores para a troca de informações e também estimula a inovação e a transparência em todo o setor. O TradeLens usa a tecnologia IBM Blockchain como base para cadeias de suprimentos digitais, permitindo que vários parceiros de negócios colaborem criando uma única visão compartilhada de uma transação sem comprometer detalhes, privacidade ou confidencialidade.


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