A movimentação
de cargas por navegação interior entre Tecon Rio Grande e Contesc (Terminal de
Santa Clara), no Rio Grande do Sul, alcançou a marca de 2.466 teus cheios em
dezembro, o maior número registrado desde o início da operação, em outubro de
2016. As principais cargas transportadas foram resinas, madeira e
borrachas.
“O transporte
fluvial vem atraindo muitas empresas da região, por conta das inúmeras
vantagens que oferece, como maior eficiência de custos logísticos, redução
dos riscos de acidentes e avarias nas cargas, além de menor emissão de
gases do efeito estufa”, avalia o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo
Bertinetti.
A maior parte
da carga transportada em dezembro foi destinada à exportação e teve como origem
as cidades de Triunfo, Taquari e Garibaldi. O Tecon Rio Grande e o Contesc
operam integrados e, hoje, duas embarcações realizam quatro viagens
semanais entre os dois terminais. A média mensal de movimentação de teus cheios
pelo modal fluvial foi de aproximadamente 2.000 unidades no ano passado.
Em 2019, o
Contesc completou três anos da reativação do transporte de cargas pelo Rio
Jacuí. Desde o início das operações, já movimentou mais de 100 mil teus (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés). Entre os
serviços disponibilizados pelo terminal está a possibilidade
de estufar e desovar produtos no armazém, além da estocagem de carga, que
pode ser distribuída fracionada ou completa nos seus destinos.
Com mais de
20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres
da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e
atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado
fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.
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