segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

América Latina registra 20 casos de pirataria e roubo a mão armada em navios em 2019


         Segundo um relatório do Bureau Marítimo Internacional (IMB) da Câmara de Comércio Internacional (TPI), durante 2019 houve 162 casos relacionados à pirataria e assalto à mão armada contra navios, 39 casos a menos do que 2018. Do total de registros, 29 correspondem à América Latina. A África é o continente com o maior número de incidentes com 71 registros, seguido pelo sul da Ásia com 53 casos e pela América Latina em terceiro lugar com 29.
         No caso precisamente da América Latina, o Peru sofreu 10 ataques, sendo um dos cinco países em todo o mundo que contribuiu com 57% do total de ataques, juntamente com Nigéria (35), Indonésia (25), o Estreito de Cingapura (12). ) e Malásia (11). Do total de incidentes no Peru, nove foram ataques com embarque de piratas e um foi uma tentativa de ataque.
         A Venezuela sofreu 6 incidentes, dos quais cinco resultaram em ataques com embarque de piratas e um em uma tentativa de ataque. Por seu turno, a Colômbia registrou três incidentes, dois com embarque e um com tentativa de ataque. O Equador também sofreu três incidentes, um foi um ataque com embarque, o segundo foi uma tentativa de ataque e o terceiro foi uma tentativa de ataque com um tiro. O Brasil e o Haiti sofreram dois ataques com cada abordagem, enquanto a República Dominicana, Panamá e México receberam um.
        Em relação às armas utilizadas durante os ataques, 47 armas, 36 facas, 74 armas não declaradas e 5 outras armas foram usadas em todo o mundo. Os meses que registraram mais incidentes foram maio (21) e dezembro (17), enquanto o mês que registrou menos incidentes foi junho (2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário