De olho no maior mercado
para calçados do mundo, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados
(Abicalçados), por meio do programa Brazilian Footwear, mantido em parceria com
a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),
desembarca nos Estados Unidos em fevereiro. No total, 30 marcas de calçados
participam das feiras FN Platform (Las Vegas), Playtime (Nova Iorque), Sole
Commerce (Nova Iorque) e Atlanta Shoe Market (Atlanta).
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel, avalia que
existe um otimismo com a participação, mesmo com o arrefecimento da guerra
comercial instalada entre Estados Unidos e China, que favoreceu o calçado
brasileiro ao longo de 2019. “Os Estados Unidos representam um mercado bastante
complexo para o calçado, que deve ser trabalhado de forma customizada, de
acordo com a estratégia e maturidade de cada marca. A ideia de fazer o circuito
de feiras, pela primeira vez no âmbito do Brazilian Footwear, é justamente
trabalhar as marcas de acordo com cada necessidade, pois são mostras que
atendem regiões e nichos diferentes”, explica Ruisa, ressaltando que o Brasil
“voltou ao radar das grandes marcas norte-americanas”.
O circuito inicia com a participação de 23 marcas na FN Platform, feira que
teve participação do Brazilian Footwear no ano passado e gerou US$ 3,7 milhões.
A mostra, que acontece entre 5 e 7 de fevereiro, em Las Vegas, trabalha com
todos os segmentos de produtos, desde os mais comerciais até os de maior valor
agregado, e atinge principalmente a Costa Oeste dos Estados Unidos e América
Central. Participam da mostra as marcas Ipanema, Zaxy, Rider, Cartago, Carrano,
Vicenza, Petite Jolie, Ala, Zatz, Pegada, Offline, Suzana Santos, Renata
Mello, Shoetherapy, Smidt Shoes e Invoice.
A segunda parada é na Playtime, em Nova Iorque, feira focada no mercado
infantil, não somente no segmento calçadista. Nesta participação, o Brazilian
Footwear tem a parceria do Texbrasil, programa de internacionalização da
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit) e da Apex-Brasil.
A mostra tem um perfil mais conceitual, de artigos de alto valor agregado.
Participam da feira as marcas Tip Toey Joey, Petit Cherie e Mon Sucre.
Também na metrópole norte-americana, o Brazilian Footwear promove a
participação das marcas Ferri, Guilhermina, Vicenza, Carrano e Paula Torres na
Sole Commerce, entre os dias 11 e 13 de fevereiro. A mostra tem foco no
segmento de calçados femininos de maior valor agregado e acontece
simultaneamente à Coterie (vestuário) e à Children's Club (infantil), a última
com participação da Klin, também com o apoio do Brazilian Footwear.
Encerrando o circuito de feiras nos Estados Unidos, o Brazilian Footwear apoia
a participação de 15 marcas na Atlanta Shoe Market, de 15 a 17 de fevereiro, em
Atlanta, uma mostra regional em franco crescimento exclusiva de distribuidores.
Participam da mostra as marcas Rider, Cartago, Ipanema, Zaxy, Usaflex, Petite
Jolie, NMD Brazil, Piccadilly, Offline, Cocco Miami, Klin, World Colors, Shoetherapy,
Bottero, Anatomic & Co, So.Sí e Anatomic Gel.
Considerado o principal consumidor de calçados do mundo, com consumo per capita
de mais de 7 pares por ano, os Estados Unidos são o principal destino do
calçado brasileiro no exterior. No ano passado, os norte-americanos importaram
12 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 197,5 milhões, altas de
10,5% em volume e de 18,4% em receita no comparativo com 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário