Os
exportadores de banana do Equador negociam melhores tarifas para seus clientes
nos embarques da fruta. Os produtos podem ser enviados pelo porto de Guayaquil (foto)
ou pelo terminal de águas profundas de Posorja, onde o custo é de US$ 200 a
mais.
A fruta é a principal carga exportada
pelo Equador e a disputa é para que ela não perca competitividade pelos 200
dólares adicionais que devem ser gastos para cada contêiner que deve percorrer
100 ou mais quilômetros até o terminal.
Quase quase 400 milhões de caixas de banana
são exportadas por ano e cada centavo conta. É que a concorrência com a
Colômbia, Costa Rica e Guatemala está cada vez mais viva e cada centavo a menos
na chegada da fruta ao mercado é decisivo. Um contêiner transporta cerca de
1.000 caixas, e cada caixa custaria 21 centavos por Posorja em relação aos
terminais localizados em El Guasmo, La Trinitaria ou Fertisa.
José Antonio Contreras, gerente geral
da Contecon Guayaquil, concessionária que opera no terminal Libertador Bolívar
em Guayaquil, disse que “a Posorja mantém um alimentador para Guayaquil, ou
seja, as mesmas linhas duvidam que sejam competitivas na DPW para a questão.
Transporte terrestre Muitos exportadores querem vir para Guayaquil porque o
diferencial de custos é muito alto, porque tem uma situação complicada ”,
afirmou.
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