quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Exportadores equatorianos de banana buscam melhor tarifa de embarque entre os portos de Guayaquil e Posorja

          Os exportadores de banana do Equador negociam melhores tarifas para seus clientes nos embarques da fruta. Os produtos podem ser enviados pelo porto de Guayaquil (foto) ou pelo terminal de águas profundas de Posorja, onde o custo é de US$ 200 a mais.
          A fruta é a principal carga exportada pelo Equador e a disputa é para que ela não perca competitividade pelos 200 dólares adicionais que devem ser gastos para cada contêiner que deve percorrer 100 ou mais quilômetros até o terminal.
          Quase quase 400 milhões de caixas de banana são exportadas por ano e cada centavo conta. É que a concorrência com a Colômbia, Costa Rica e Guatemala está cada vez mais viva e cada centavo a menos na chegada da fruta ao mercado é decisivo. Um contêiner transporta cerca de 1.000 caixas, e cada caixa custaria 21 centavos por Posorja em relação aos terminais localizados em El Guasmo, La Trinitaria ou Fertisa.
         José Antonio Contreras, gerente geral da Contecon Guayaquil, concessionária que opera no terminal Libertador Bolívar em Guayaquil, disse que “a Posorja mantém um alimentador para Guayaquil, ou seja, as mesmas linhas duvidam que sejam competitivas na DPW para a questão. Transporte terrestre Muitos exportadores querem vir para Guayaquil porque o diferencial de custos é muito alto, porque tem uma situação complicada ”, afirmou.

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