sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Movimentação de cargas nos portos do Panamá alcança 7,3 milhões de teus em 2019

          O volume de carga nos portos panamenhos em 2019 totalizou 7.346.859 teus, o melhor desempenho da sua história, 4,7% a mais que no ano anterior, quando os volumes apresentaram um ligeiro crescimento de 1,7%, equivalente a 7.014.410 teus. O administrador da Autoridade Marítima do Panamá (AMP) e ministro dos Assuntos Marítimos, Noriel Arauz, disseram que "em 2018 os portos do Panamá atingiram pela primeira vez a marca de 7 milhões de teus. Eles adiantaram que esta tendência positiva deverá se repetir em 2020.
          Noriel anunciou ainda que, como parte do compromisso adquirido nos primeiros dias de sua nomeação, a partir de 1º de abril, a instituição solicitará uma licitação para o Projeto e Construção do novo cais multiuso de Puerto Armuelles, localizado no lado do Pacífico, em a província noroeste de Chiriquí, perto da fronteira com a Costa Rica.
          "O píer contribuirá para o dinamismo econômico e, acima de tudo, dará o impulso necessário ao setor marítimo da província de Chiriquí", disse Arauz. A construção de um prédio de dois andares abrigará o mercado de frutos do mar e os escritórios administrativos da AMP para as necessidades do novo píer internacional.
          "Em março, iniciaremos o processo de seleção, estimamos que até o final deste ano ou no início do próximo, as obras começarão e que entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, o novo píer internacional estará 100% operacional", acrescentou Arauz. Em meados de 2020, o Terminal de Cruzeiros localizado em Amador, no lado do Pacífico, estará pronto e pronto para receber os maiores navios de cruzeiro. Cabe ressaltar que no final de dezembro foi convocada uma licitação para o gerenciamento e as operações do terminal de cruzeiros e o futuro operador deverá ser anunciado no primeiro trimestre de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário