A
Superintendência do Porto de Itajaí e a Marinha do Brasil marcaram para esta
terça-feira (28) a segunda manobra especial na nova bacia de evolução do
Complexo Portuário de Itajaí. O canal de acesso ficará interditado durante o
período da manobra, limitando a no máximo três horas. A exemplo da
primeira manobra ocorrida com sucesso em 16 de janeiro, para dar toda a
segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará impedido
para as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira.
O segundo teste será realizado pelo
navio de bandeira da Libéria, "MSC Arica" (299,18 metros e 48,20
metros de largura), do armador MSC. Vindo do Porto de Rio Grande (RS), sua
atracação ocorreu por volta de 11 horas da manhã da segunda (27) no berço 2 da
Portonave, de onde desatracará às 09 hor
as desta terça. A embarcação será rebocada e seguirá de ré até a área da
bacia, dando sequência para o giro de 180 graus da manobra. Após o término da
manobra seguirá seu trajeto marítimo para o Porto de Paranaguá (PR).
“Ficou evidenciado que a manobra é
segura e viável. Nós vamos autorizar todas as próximas cinco manobras, com suas
respectivas datas previstas. As datas serão definidas mediante a
disponibilidade das embarcações e a programação da autoridade portuária de
entradas e saídas. Com o comunicado e anuência da autoridade portuária para a
Marinha, pedimos sempre um prazo de até quatro dias para que então possamos
emitir o aviso aos navegantes e todas as condições de segurança”, pontuou o
delegado da Capitania dos Portos de Itajaí e Capitão de Fragata, Thales da
Silva Barroso Alves.
Acredita-se que todo a duração desta
segunda manobra ocorra em até uma hora e 40 minutos. Estão previstas mais cinco
manobras especiais com navios de até 306 metros na nova Bacia de Evolução.
Assim como a primeira, todas as operações serão totalmente acompanhadas e
monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania
dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e
Portonave) e empresas de rebocadores. A nova Bacia de Evolução, nesta primeira
etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14 metros.
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