A Maersk
Line anunciou nesta segunda-feira, 27, que elevou o seu bunker adjustment
factor (BAF). A medida foi adotada
depois de os preços do óleo combustível com muito baixo teor de enxofre (sigla
inglesa VLSFO) terem disparado após a introdução do limite global de enxofre da
IMO 2020.
A taxa ambiental de combustível da
Maersk (EEF) e a BAF estão sujeitas a um aumento ou redução do preço mensal do
bunker num média de 50 dólares por tonelada ou mais. Através de um comunicado
dirigidos aos seus clientes, a Maersk fez notar o aumento substancial dos
preços dos Very Low Sulphur Fuel Oil (essenciais para que os armadores cumpram
a nova regra da Sulphur Cap).
Em destaque estão, releva a Maersk
Line, os preços dos VLSFO em Singapura, que actualmente ultrapassam os 700
dólares por tonelada no arranque do mês de Janeiro – um aumento de mais de 20%
nos preços usados para fixar os índices de BAF e EEF. «Portanto, o aumento
médio em Janeiro deve exceder 50 dólares por tonelada», adiantou a transportadora
marítima, líder de mercado.
«Consequentemente, a Maersk aplicará o
gatilho mensal adicional definido nas nossas fórmulas de BAF e EFF e as novas
tarifas entrarão em vigor em no dia 1 de Março de 2020», comunicou a
transportadora. A empresa frisou que os aumentos de tarifas em todas as vias
comerciais oscilam dos 50 aos 200 dólares por FEU (Forty-foot Equivalent Unit),
com AS quantias exactas a serem comunicadas pelo armador até o final do mês.
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