domingo, 26 de janeiro de 2020

Porto de Wuhan impede atraque de navios para evitar propagação do conronavirus

         A China começou a impedir, neste fim de semana, que alguns navios parassem na cidade de Wuhan, um importante centro comercial no rio Yangtze, para conter o coronavirus. O capitão de rebocador no porto da cidade, Zhang Yong, disse que "não há uma ordem central para parar navios, mas mais de uma dúzia daqueles que deveriam chegar (em Wuhan) nos últimos dois dias são realizada a jusante ".
         Os operadores de barcaças em Wuhan confirmaram que menos navios chegaram e saíram do porto, causando atrasos na carga. A interrupção ocorre quando as autoridades estendem um fechamento no centro da China. Pequim suspendeu trens e vôos que partiam de Wuhan, onde o vírus se originou, e anunciou ações semelhantes nas cidades próximas de Huanggang e Ezhou.
         As grandes companhias de navegação européias e a empresa chinesa Cosco Shipping disseram que não haviam alterado seus serviços na China, mas os corretores disseram ter visto atrasos nos serviços entre Yokohama, Japão e Wuhan. Alguns navios de gás também se abstiveram de chegar a Wuhan na quinta-feira, disseram os corretores.
         As precauções portuárias mostram como elas podem afetar a economia industrial da China. Isso ocorre porque Wuhan, como cidade industrial, é um importante porto fluvial que movimenta cerca de 1,5 milhão de contêineres por ano, junto com milhares de toneladas de carvão, aço, petróleo e fertilizantes. O porto também transporta dezenas de milhares de passageiros e turistas.
         O Grupo de Assuntos Portuários de Wuhan, a entidade estatal que administra o porto, não se pronunciou sobre o assunto, mas uma autoridade portuária de Huanggang, a cerca de 50 quilômetros a leste de Wuhan, disse que o tráfego de barcaças naquela parte do Yangtze havia diminuído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário