A Navegação
Aliança, controlada pela Trevisa Investimentos, vai lançar o navio Juan Rassmuss, que
ampliará o transporte hidroviário de madeira e celulose pelo Lago
Guaíba e Lagoa dos Patos no dia 15 de junho. A cerimônia de batismo será no estaleiro da empresa
Intecnical, que construiu a embarcação, em Triunfo (RS). Ela mede 103,8m de comprimento, 15,5m de largura e capacidade para transportar 4.814 toneladas.
A estimativa da Aliança é iniciar as operações com o novo
navio na segunda quinzena de julho. O Juan Rassmus fará o deslocamento até
Guaíba pelo Rio Jacuí, saindo de Triunfo e entrando no Lago Guaíba. A embarcação transportará celulose produzida na unidade de Guaíba pela Celulose Riograndense, até o porto de Rio Grande.
O presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes,
explicou que, atualmente, a empresa leva a celulose produzida em Guaíba
até o Porto de Rio Grande utilizando três navios, com capacidade de 4 mil
toneladas, também operados pela Navegação Aliança. No entanto, as
embarcações retornam vazias para Guaíba.
Com a ampliação da capacidade produtiva da indústria de celulose, o
modal hidroviário passará a ser melhor explorado: “Vamos continuar
transportando a celulose produzida em Guaíba pela Lagoa dos Patos, mas
retornaremos com as embarcações cheias de madeira produzida na Região
Sul do Estado. Na volta, os navios serão carregados de eucalipto no
Porto de Pelotas, que já está passando por melhorias para poder operar a
nova demanda”, disse o executivo.
A previsão é que o volume de celulose a ser transferido a Rio Grande
pelo modal hidroviário em 2016 seja de 1.7 milhões de toneladas. Com o
início do transporte de toras de madeira a partir do Porto de Pelotas – o
que deve acontecer no segundo semestre deste ano – estima-se embarcar
1,2 milhão de toneladas por ano.
Walter Lídio ressaltou que a utilização
dos navios para o transporte de madeira entre Pelotas e Guaíba vai
eliminar 180 viagens de ida e vinda de caminhões por dia pela BR 116. O
volume total a ser transportado pela Celulose Riograndense pela hidrovia
(celulose + madeira) será de 2.9 milhões de toneladas por ano.
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