A VLI, empresa que integra soluções logísticas entre portos,
ferrovias e terminais, inaugurou o novo pátio para
armazenamento de enxofre do Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz
Antonio Mesquita), no complexo portuário de Santos (SP).
A área dobra a capacidade atual
do terminal para armazenar o produto e atinge mais uma etapa da
ampliação do Tiplam, a maior obra portuária privada sendo realizada atualmente no
Brasil. Em abril, o terminal recebeu dois novos carregadores de navios.
Com investimentos em torno de R$ 2,7 bilhões, o projeto foi iniciado em
2013, e já está 84% concluído, com previsão de entrega integral em 2017.
O pátio terá possibilidade estática para armazenar 66 mil
toneladas de enxofre, aumentando em 10% a capacidade atual. O enxofre é
usado na produção de ácido sulfúrico, detergentes, sabão em pó, borracha
e no ramo agropecuário.
Com a finalização das obras em
2017, o volume anual do terminal portuário saltará de 2,6 milhões de
toneladas para 14,5 milhões, acrescentando 12 milhões de toneladas de
capacidade ao sistema portuário de Santos. Para as próximas etapas de
conclusão do Tiplam, estão previstas entregas de quatro novos armazéns:
dois para grãos, um para açúcar e um outro flex, que pode ser usado
tanto para grão quanto para açúcar. A estrutura de ampliação do terminal
também prevê mais três berços de atracação, um para embarque de açúcar,
um para grãos e um para descarga de fertilizantes.
A
principal vantagem do Tiplam será o fato de que as operações estarão
100% integradas ao modal ferroviário, agilizando as atividades de carga e
descarga e evitando o aumento no fluxo de caminhões na Baixada
Santista. A estimativa da VLI é de que, com a conclusão de todas as
obras e estabilização dos ativos, o sistema venha a contribuir para a
retirada de aproximadamente 1.500 caminhões por dia das estradas com
destino a Santos.
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