O presidente da AP (Administración Nacional de Puertos de Uuguay), Alberto Diaz, anunciou que a dragagem em uma área de manobras do anteporto da capital uruguaia, será concluída nos próximos dias. Foram utilizadas três dragas nas obras, que elevaram de 9,5m para 11m de profundidade o calado do canal de acesso ao terminal.
Com isso, o porto ficará apto para receber os grandes portacontêineres que chegam ao Terminal
Cuenca del Plata”, como os da Maersk Line. Os trabalhos duraram 20 dias. A partir da nova situação, executivos da armadora norueguesa comunicaram que será mantida a frequência semanal no porto uruguaio.
Segundo Diaz, falta apenas concretizar alguns detalhes relacionados com a infraestrutura portuária para assegurar a manutenção das escalas semanais dos navios da Maersk. Entre os "detalhes", estão também as elevadas tarifas cobradas por alguns operadores portuários. O presidente da ANP revelou ainda que a transportadora manifestou a intenção de
movimentar um volume maior de carga.
O dirigente adiantou que a autarquia nacional, pretende nos próximos meses, implementar novas obras para aumentar o calado para 12m. "Melhorando as condições de navegabilidade, o Porto de Montevidéu poderá receber embarcações de até 300 metros de comprimento", explicou Diaz.
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