O Porto Itapoá, em Santa
Catarina, completa nesta quinta-feira (16/06) cinco anos de operação,
consolidando a sua posição de ser um dos maiores e mais eficientes Terminais
Portuários do país. Localizado na Baía da Babitonga, no litoral norte
catarinense, Itapoá é hoje o sexto maior terminal brasileiro em movimentação de
contêineres brasileiro, de acordo com dados da Antaq (Agência Nacional de
Transportes Aquaviários).
Com localização
privilegiada, próximo a grandes centros produtores, como Curitiba e Joinville,
e servido por eficiente malha rodoviária, que lhe garante um importante
diferencial logístico, o porto tem como acionistas a Portinvest (Grupo
Batistella e a Logz Logística Brasil S/A) e a Aliança Navegação e Logística.
Em 2015, Itapoá registrou um
aumento de 14,50% no volume de cargas, com um total de 548.463 teus movimentados, contra 478.982 em 2014. O
crescimento das operações de Itapoá desde junho de 2011 foi tão relevante que
o projeto de expansão do terminal está em marcha, dependendo exclusivamente do
licenciamento ambiental final, o que deve ocorrer ainda em 2016. Pelo projeto
de expansão o porto terá capacidade para movimentar 2 milhões de teus ano.
Atualmente, o
Terminal conta com cais de 630 metros de comprimento e pátio de 156 mil metros
quadrados. Com a ampliação, o cais passará a ter 1.200 metros de extensão, com
pátio de 450 mil metros quadrados.
Merece destaque o fato de o
Terminal ter recebido dois novos portêineres em 2015. O diferencial dos novos
equipamentos são as suas dimensões: 65 metros de lança, 10 a mais do que os
atuais. O maior alcance permite ao Terminal operar os navios de grande porte,
com largura entre 50 e 60 metros, que já operam em outros continentes, mas
ainda não escalam no Brasil. Junto com os novos portêineres, Itapoá também
recebeu, neste último ano, mais seis RTGs (RubbyTiredGantry), para
movimentação de contêineres no pátio.
O conjunto de novos equipamentos terá impacto
direto na produtividade do Porto Itapoá. Outro aperfeiçoamento feito em 2015
foi a implantação de pesagem das cargas no próprio levante do RTG (guindaste
utilizado para movimentar os contêineres dentro do pátio do terminal), o que
agiliza os procedimentos. O Porto Itapoá foi o primeiro Terminal do Sul do
Brasil a adotar este mecanismo.
Outros indicadores de
performance no ano de 2015 merecem destaque. Em
setembro, o terminal bateu o seu recorde de produtividade, alcançando 145,7 MPH
(movimentos por hora) e 37 movimentos por equipamento (portêiner). Como
consequência, Itapoá passa a ser um dos terminais portuários mais eficientes do
País, e está entre os mais ágeis do Planeta, pelo critério de produtividade
medida por MPH, à frente de portos reconhecidos como os melhores do mundo,
entre os quais Cingapura, Hong Kong, Roterdam, e Hamburgo.
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