A Latam Cargo Brasil implantou um sistema de monitoramento e controle das
entregas de mercadoria no serviço de porta-a-porta da companhia. Adotado em
outubro de 2015 e abrangendo 81% das bases do porta-a-porta da companhia – 38
de um total de 47, em todo o Brasil –, o sistema é operado via satélite por uma
central e funciona a partir de aplicativos instalados nos celulares dos
motoristas responsáveis pelas entregas de mercadorias.
Com a implantação dessa
ferramenta, que teve investimentos de R$ 140 mil, a LATAM Cargo Brasil estima
melhorar a produtividade da frota em torno de 8% devido à otimização do uso dos
veículos na coleta e entrega de mercadorias. Atualmente, a empresa dispõe de
mais de 240 veículos em todo o Brasil para entrega porta-a-porta, incluindo
carros e motos, o que possibilita à companhia realizar coletas em mais de 400
cidades e entrega em mais de 4 mil localidades no país.
“O sistema auxilia no
contato preciso com as unidades e os clientes e na escolha da melhor
alternativa para atendimento ao destinatário. Isso é possível graças ao
monitoramento em tempo real dos veículos, nas diferentes regiões de cada cidade
onde o sistema já opera”, afirmou o diretor-geral da Latam Cargo Brasil, Luis
Quintiliano, explicando que dessa forma em qualquer minuto é
possível saber onde os carros se localizam, se estão cumprindo o itinerário
programado e se já fizeram determinadas coletas ou entregas.
"Ter essas informações à
disposição vai possibilitar à empresa aumentar a eficiência na coleta de
mercadorias, pois o deslocamento de um carro para efetuar uma coleta será
decidido pelo quesito menor distância. A partir desse ganho de tempo, estimamos
ampliar a quantidade de entregas ao dia", acrescentou o executivo.
Esse mecanismo, segundo ele, também permite a
redução em torno de 3% dos custos para a empresa, dado que não terá gastos
extras desnecessários, a exemplo da contratação de outros carros para entregas,
na ausência de alguma unidade da empresa em determinado momento. A melhoria na
logística também permite aprimorar a qualidade das entregas para os clientes,
reduzindo o tempo de chegada da mercadoria até as mãos do destinatário.
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