A Neptune Orient Lines (NOL), controladora
da APL, membro do G6 Alliance, recebeu a proposta oficial de aquisição, no dia 7 de dezembro. Mas até que a transação seja
finalizada, o G6 Alliance faz questão de garantir que a sua
estrutura de serviços permanecerá inabalada, e espera que as operações
continuem da forma como já estão alinhados durante todo o ano de 2016.
O motivo da insegurança é que a CMA CGM, adquirente da
NOL, faz parte da O3 Alliance nos serviços Leste-Oeste, e divulgou que,
quando as autoridades antitruste liberarem a transação, gostariam de
passar a NOL para a Ocean Three, de acordo com uma declaração do
vice-presidente da empresa francesa, Rodolphe Saadéhe.
Com a decisão, a
APL, que pertence ao G6 Alliance, teria que deixar o grupo. A marca APL
ainda seria mantida, porém abriria os acessos da CMA CGM a novos
mercados”, declarou o vice-presidente.
Os potenciais compradores e vendedores esperam que a autorização sobre a
compra da NOL seja divulgada em meados de 2016, com conclusão das
transações de fato por volta de agosto do ano que vem. Se, no entanto,
houver previsão de qualquer alteração futura, o G6 Alliance
comprometeu-se a divulgar as decisões tão logo elas aconteçam.
Entre as afiliadas do G6 Alliance, estão: APL, Hapag-Lloyd, Hyundai
Merchant Marine, Mitsui O.S.K. Lines, Nippon Yusen Kaisha and Orient
Overseas Container Line. Além da francesa CMA CGM, Ocean Three
compreende também a UASC (United Arab Shipping Company) e a CSCL (China
Shipping Container Lines), cuja fusão com a COSCO (China Ocean Shipping
Group) acaba de ser aprovada pelo governo chinês.
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