Maior exportadora de veículos produzidos no Brasil, a Volkswagen
informou na manhã desta segunda-feira (28), que vai começar a exportar o
up! para o Peru a partir do primeiro trimestre de 2016. Produzido na
fábrica da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo, o modelo já é
exportado para Argentina, Uruguai e México, além de comercializado no
próprio mercado interno.
Com a queda das vendas no Brasil e a
depreciação do câmbio, as montadoras têm apostado cada vez mais no
mercado externo. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, as
unidades exportadas por todas as marcas cresceram 18,9% em relação a
igual período do ano anterior, para 369,4 mil, segundo dados da Anfavea
(Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). No
mercado doméstico, as vendas recuaram 25,2% no mesmo tipo de comparação,
para 2,34 milhões de veículos.
Mesmo sendo uma novidade no
mercado, o up! não ficou imune à retração das vendas. Lançado em
fevereiro de 2014, o modelo somou 49,3 mil vendas no acumulado de
janeiro a novembro de 2015 (onze meses), recuo de 16% nas vendas
internas ante o período entre fevereiro e dezembro do ano passado (onze
meses). Com a exportação do up! para o Peru, a Volkswagen pretende
ampliar seus resultados no exterior. A montadora alemã apresentou
crescimento de 27% nas vendas externas totais em 2015, com 107 mil
veículos exportados.
Internamente, a empresa registra queda nas
vendas, de 35% no acumulado do ano, e perde participação de mercado, de
17,33% em 2014 para 14,79% em 2015. No Brasil, o up! é oferecido em oito
versões, mas para o Peru serão apenas quatro: take up!, move up! e high
up! 4 portas e câmbio manual.
O modelo mais exportado pela
Volkswagen em 2015 foi o Gol, com 47.222 unidades. O maior cliente dos
veículos produzidos pela marca no Brasil continua sendo a Argentina,
para onde foram embarcadas 57.870 unidades.
"A Volkswagen
reforçou sua estratégia de exportação e incrementou o portfólio com
novos produtos, como up!, o CrossFox, e versões do Gol e Saveiro, por
exemplo, que têm tido uma excelente aceitação nesses mercados,
conseguindo com isso impulsionar as exportações da marca. Em 2016, novos
mercados devem receber nossos produtos", afirma o vice-presidente de
Vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário