segunda-feira, 20 de novembro de 2023

ZIM retoma seu serviço eCommerce xpress entre o sul da China e a Califórnia, na rota Transpacífica


A ZIM reiniciou seu serviço ‘ZIM eCommerce Xpress’ (ZEX) entre o sul da China e a Califórnia no último fim de semana. A companhia marítima lançou originalmente este serviço em junho de 2020 durante a pandemia de Covid-19, quando tanto a procura de carga como as taxas de frete marítimo spot estavam em alta, relata Alphaliner. Mas encerrou o serviço em março de 2023, quando a rota Transpacífica esfriou.

O restabelecimento do cronograma da rota pela armadora pode surpreender alguns observadores da indústria, por não ser motivado por condições de mercado favoráveis. Pelo contrário, o relançamento revela duas razões: a ZIM continua a expandir a sua frota e tem de encontrar emprego para os seus navios adicionais e, por outro lado, a escolha leva em conta a evolução negativa do frete marítimo spot nos dois principais rotas Leste-Oeste (Ásia-Europa e Ásia-América do Norte).

A companhia marítima israelense irá implantar navios Panamax fretados no serviço, começando com o “Felixtowe” de 4.252 TEU, que começará a navegar em 19 de novembro em Xiamen. O 'ZEX' fará escala em seis semanas nos portos de Xiamen, Yantian, Los Angeles, Xiamen e oferecerá um tempo de trânsito do sul da China até Los Angeles de 12,5 dias.

Ao avaliar suas opções, a companhia marítima com sede em Haifa percebeu que o transporte de contêineres entre China e Califórnia está gera as receitas mais elevadas para carga pontual quando a distância de transporte é considerada. As taxas spot do Shanghai Containerized Freight Index (SCFI) mostram que, em novembro de 2022, o sudoeste do Transpacífico era a rota menos lucrativa para negócios spot, com receita por milha náutica de apenas US$ 0,29.

Isto se compara a US$ 0,33 para a rota Xangai – Roterdã; US$ 0,4 para Xangai – Nova York e US$ 0,51 Xangai – Barcelona. Embora as taxas de frete marítimo spot na rota Transpacífica ainda não sejam comparáveis ​​aos níveis muito elevados durante a pandemia (8.000 dólares/FEU em fevereiro e março de 2022, de acordo com o SCFI), são novamente 15% superiores às de março de 2023, quando o serviço 'ZEX' foi encerrado.

Estas taxas à vista permanecem sob pressão, uma vez que perderam 12% na semana passada, mas a receita por milha náutica na semana passada situou-se em aproximadamente 0,32 dólares, o que é superior à receita por milha náutica de Xangai a Roterdã (aproximadamente 0,14 dólares), a Nova Iorque (cerca de US$ 0,22) ou para Barcelona (em torno de US$ 0,27).

É em busca de encontrar opções de emprego adequadas para os numerosos novos navios que a companhia marítima está recebendo um grande desafio para a ZIM. Tendo adicionado o “ZIM Amber” de 7.800 TEU e o “ZIM Sparrow” de 5.300 TEU à sua frota no início deste mês, a companhia receberá mais sete navios na faixa de tamanho de 5.300 a 7.900 TEU até o final de fevereiro de 2024.

A ZIM já reservou quatro novos navios de 7.800 a 7.900 TEUs para se juntarem ao serviço Ásia - Costa Leste dos EUA 'ZIM eCommerce Xpress Baltimore' ('ZXB'). Alguns que operam atualmente neste itinerário serão transferidos para o novo serviço ‘ZEX’. Estes incluem os gêmeos “Seaspan Chiba” e “Seaspan Kobe”, de 4.520 TEUs, que a ZIM afretou até março de 2028 pela altíssima taxa de US$ 43.000/dia.

O relançamento do serviço ‘ZEX’ segue de perto o início de um novo serviço Ásia – Costa Oeste da América do Sul ‘ZIM Albatross’, que começou com a partida, no dia 12 de novembro, do navio “Bach” de 3.543 TEU de Ningbo. A companhia israelense está entrando nesta rota com o novo serviço 'ZAT' que irá implantar onze navios Panamax fretados. A maioria deles está disponível depois que a ZIM substituiu os seus próprios serviços entre a Ásia e a Austrália e entre o Norte da Europa, o Mediterrâneo Oriental e a Índia, com novos acordos de partilha de navios já concluídos com a MSC.

 

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