segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Mapa e ApexBrasil promovem encontros nacionais do Agro e dos Adidos Agrícolas

Com objetivo de promover diálogo entre entidades setoriais e representantes do governo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizaramm, em Brasília, o 1º Encontro Nacional do Agro e 5º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros.

Na abertura dos Encontros, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, destacou o trabalho do Governo Federal para a retomada das relações comerciais e que os adidos agrícolas são primordiais para as boas relações comerciais. “Este ano está sendo muito bom para o Brasil, as exportações do agro cresceram consideravelmente e o país vem fazendo um papel importantíssimo no agronegócio mundial”, disse.

Além disso, Perosa explicitou que o trabalho dos adidos dentre as suas atribuições desenvolve estudos que ajudam a direcionar a estratégia de atuação do Mapa na área de promoção comercial e tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

Com o tema ‘Resultado das Exportações e Estratégias para 2024’, o evento conta com a participação de presidentes e diretores de mais de 20 entidades setoriais, autoridades do governo e adidos agrícolas de todos os postos no exterior a fim de fomentar a discussão para potencializar o papel do agronegócio brasileiro no cenário mundial.

“Nosso objetivo com esse encontro é estreitar ainda mais a cooperação com o Mapa e com as entidades representantes do setor privado para traçar estratégias conjuntas que maximizem esse potencial. Para o próximo ano, queremos garantir a abertura de novos mercados e consolidar a reputação do agro brasileiro sustentável e confiável”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Além da abertura, o evento também contou com a realização de seis painéis sobre grãos, fibras e frutas; os desafios da indústria alimentícia de alto valor agregado; a imagem do agro brasileiro no mercado internacional; pecuária e pets; proteínas; e energias renováveis.

Participaram também o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o secretário substituto de Políticas Agrícolas, Wilson Vaz e demais autoridades e representantes do setor.

Os adidos agrícolas são responsáveis por atuar na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio brasileiro e são peças fundamentais na identificação de oportunidades, desafios e possibilidades de cooperação entre o Brasil e outros países.

Atualmente, estão presentes em 27 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Delbraspar/Paris, Egito, Estados Unidos, FAO/Roma, Índia, indonésia, Japão, Marrocos, México, OMC/Genebra, Peru, Reino Unido, Rússia, Singapura, Tailândia, UE/Bruxelas e Vietnã.

O secretário Roberto Perosa ainda evidenciou que até novembro de 2023 foram abertos 65 novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário