quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Portos de Antuérpia e Bruges revolucionam seu tráfego ferroviário com o sistema de Carga de Vagão Único


 

O complexo portuário belga de Antuérpia-Bruges está revolucionando seu tráfego ferroviário com um modelo operacional inovador para a Carga de Vagão Único. Este ambicioso projeto tem como objetivo criar um sistema neutro e acessível a todas as partes interessadas, proporcionando vantagens significativas em eficiência e sustentabilidade.

A Railport Antwerpen, responsável pela implementação desse novo modelo, lançou recentemente um processo de concurso que agora revela os vencedores. Esta iniciativa para a Carga de Vagão Único é apenas o primeiro passo em direção a uma oferta mais eficiente e melhor para todos os envolvidos no transporte ferroviário.

A autoridade do Porto destaca que a eficiência e a sustentabilidade serão impulsionadas pela melhor sincronização das entregas e coletas de vagões, combinadas com a otimização dentro da região portuária. Com a introdução desse modelo de Carga de Vagão Único, trens mais longos substituirão a necessidade de numerosos trens curtos, promovendo uma abordagem mais ecológica e econômica para o transporte ferroviário.

Nils van Vliet, CEO da Railport, expressou sua satisfação com os resultados do modelo de Carga de Vagão Único e enfatizou a importância do apoio da indústria e dos pagadores de frete. Ele destaca que a colaboração é fundamental para efetuar mudanças significativas e que o projeto não para por aqui, com planos para monitorar a qualidade e acelerar a digitalização do processo.

O Railport dividiu estrategicamente o porto em zonas com base em volumes agregados, otimizando assim as operações. A licitação para a primeira e última milha em cada zona visa tornar esse tráfego mais acessível aos operadores de trens e pagadores de carga. Este conceito reduz a fragmentação e amplia a transparência sobre as mercadorias transportadas.

Os pagadores de frete podem celebrar acordos de primeira e última milha com os operadores ferroviários selecionados, mesmo aqueles que não participaram do processo licitatório inicial. Esse regulamento inovador entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024, prometendo uma mudança significativa na dinâmica ferroviária do Porto de Antuérpia-Bruges.

 

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