quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Navio tanqueiro High Loyalty opta por rota alternativa pela América do Sul para chegar à costa leste dos Estados Unidos

 

As atuais interrupções e tempos de espera no Canal do Panamá levaram o navio-tanque “High Loyalty”, fretado pela ST Shipping, subsidiária da Glencore, a optar por uma rota alternativa pela América do Sul em sua viagem até Nova York. A embarcação, que carregou petróleo refinado na costa do Chile no início deste mês, navegou pelo Estreito de Magalhães, no extremo sul da América do Sul, e planeja subir pela Argentina e pelo Brasil antes de chegar ao seu destino final, na costa leste dos Estados Unidos em meados de dezembro.

Este desvio permite ao navio evitar os custos e a imprevisibilidade associados à passagem pelo Canal do Panamá em meio às atuais restrições à seca. O problema resulta num aumento dos custos de frete, com as organizações comprometendo somas significativas, como evidenciado pelo recente leilão em que uma empresa pagou 3,98 milhões de dólares para “furar a fila” à espera de transitar pelo Canal do Panamá, garantindo assim um trânsito rápido.  

Vale ressaltar que a última vez que o petróleo foi enviado do Chile para o nordeste dos Estados Unidos foi na primavera setentrional do ano passado, segundo dados Kpler compilados pela Bloomberg. Na ocasião, o “Aquila L” transportou derivados de petróleo do país sul-americano até Nova York, passando pelo Canal do Panamá e realizando descargas parciais durante seu itinerário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário