terça-feira, 21 de novembro de 2023

Guerra na Ucrânia freia recuperação do comércio mundial, que permanece abaixo dos níveis pré-pandêmicos

A guerra na Ucrânia reconfigurou a forma como as mercadorias são transportadas em todo o mundo. Os últimos dados recolhidos pelo Fórum Internacional dos Transportes (ITF) confirmaram o impacto negativo da guerra no comércio mundial, que permanece abaixo dos níveis pré-pandémicos em algumas regiões. A análise também revelou a agilidade dos sistemas de transporte globais em resposta a choques e perturbações.

Em 2023, o comércio entre os 27 estados membros da União Europeia (UE) e o resto do mundo ainda não tinha recuperado os níveis anteriores à pandemia. No entanto, o comércio entre os Estados Unidos e o resto do mundo foi mais elevado no início de 2023 do que em fevereiro de 2020.

O comércio entre os Estados Unidos e o resto do mundo provou ser mais resiliente a ambos os choques globais, embora no segundo semestre de 2022 tenha apresentado uma contracção. Apesar disso, as importações marítimas (2%) e as exportações (7%) dos EUA permaneceram acima dos níveis pré-pandemia em Maio de 2023.

Entretanto, as importações (12%) e as exportações (7%) por via aérea de e para os Estados Unidos contraíram lentamente desde o início da pandemia, mas permaneceram acima dos níveis pré-pandemia em Maio de 2023. Por outro lado, o comércio ferroviário e rodoviário entre os Estados Unidos e os seus vizinhos mostrou sinais claros de melhoria desde a pandemia, mantendo a sua dinâmica apesar da guerra na Ucrânia.

Em Maio de 2023, o comércio ferroviário total com o Canadá aumentou 19% e 14% com o México em comparação com Fevereiro de 2020. Da mesma forma, o comércio rodoviário total registou um aumento de 29% com o Canadá e de 31% com o México.

 

No entanto, os dados dos transportes mostram como a inflação elevada, combinada com o baixo crescimento económico nos Estados Unidos, causou uma queda na procura do consumidor, resultando num excesso extraordinário de existências e incentivando as empresas a reduzirem as suas existências. Este panorama econômico explica porque as importações são mais afetadas do que as exportações.

As exportações da UE27 por transporte marítimo – favorecidas para mercadorias pesadas e recursos a granel – diminuíram desde o início da pandemia e continuam a refletir o lento crescimento econômico que afeta as indústrias orientadas para a exportação. Os dados mais recentes, relativos a Abril de 2023, mostram que as exportações marítimas foram 17% inferiores aos níveis pré-pandemia em fevereiro de 2020.

Entretanto, as importações sofreram um segundo golpe no início da guerra na Ucrânia (fevereiro de 2022), diminuindo 3% abaixo dos níveis pré-pandémicos. -níveis de pandemia em abril de 2023. Além disso, a guerra na Ucrânia afetou gravemente as importações da UE por via aérea (um modo normalmente utilizado para produtos acabados de maior valor). Em abril de 2023, as importações foram 10% inferiores às de Fevereiro de 2020.

Especificamente, as exportações por via aérea mostraram resiliência durante os primeiros meses do conflito, mas diminuíram lentamente para cair abaixo dos níveis pré-conflito. Por outro lado, o comércio marítimo entre a UE e as economias em transição foi reduzido quase para metade devido à guerra na Ucrânia. As importações diminuíram 47% e as exportações 46% entre o quarto trimestre de 2021 e o quarto trimestre de 2022.

A ITF observa que os dados sobre mercadorias transportadas confirmam que os mercados globais estão altamente conectados e que as cadeias de abastecimento permanecem resilientes. Isto é confirmado por dados que mostram que algumas reduções no comércio de alguns dos produtos de base mais afectados com economias em transição permitiram que o comércio se deslocasse para outras regiões.

 Os parceiros comerciais tradicionais, como os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, aumentaram significativamente as suas exportações para a UE, seguidos pelo Médio Oriente, Norte de África e África Subsariana. As importações marítimas de petróleo bruto e carvão das economias em transição foram grandemente afetadas. No entanto, dada a sua importância para a produção de energia em alguns países da UE, o comércio deslocou-se rapidamente para outras regiões ricas em recursos.

 

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