A Portos RS participou nesta semana dos dois dias do Seminário Sensibilidade Socioambiental de Eólicas Offshore e Nearshore no RS, organizado pelo Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia). O encontro foi na sede o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), em Rio Grande e contou com uma extensa programação.
A
iniciativa do Sindienergia busca promover eventos itinerantes pelo litoral
gaúcho, com o objetivo de promover o debate sobre a sensibilidade socioambiental
de empreendimentos eólicos offshore e nearshore no Rio Grande do Sul. Além da
Portos RS, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande,
através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
No primeiro dia, os participantes estiveram no Terminal de Contêineres (Tecon) do grupo Wilson Sons, onde conheceram mais sobre os procedimentos operacionais e as questões ambientais aplicadas no dia a dia. Na oportunidade, o diretor-presidente, Paulo Bertinetti, deu as boas-vindas e apresentou a infraestrutura do terminal. Já o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, falou sobre as potencialidades locais para o investimento em energias renováveis.
Na sequência, o grupo conheceu a área do cais público do Porto do Rio Grande, local que será utilizado para o recebimento das pás eólicas que irão compor os aero geradores do Parque Coxilha Negra, em Santana do Livramento. Nesta caminhada durante sua primeira década de atuação na administração dos portos públicos gaúchos, a Portos RS tem como objetivo se tornar o principal hub de energia do Conesul.
O segundo dia de seminário foi dedicado às atividades no auditório do CCMar. O diretor de meio ambiente da Empresa Pública, Henrique Ilha, apresentou aos associados do Sindienergia as potencialidades locais para o desenvolvimento de projetos que tenham as energias renováveis como principal característica. O posicionamento geográfico da cidade garante uma série de possibilidades, sejam nas áreas, on, near e offshore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário