segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Coréia do Sul investirá mais de meio bilhão de dólares na expansão da construção naval nos próximos cinco anos

O governo da Coreia do Sul está preparando terreno para um salto significativo na indústria de construção naval, anunciando um investimento robusto de US$ 534 milhões ao longo de cinco anos. Este movimento estratégico visa contribuir para a posição do país no desenvolvimento da próxima geração de transporte marítimo. 

O plano de investimento na construção naval da Coreia do Sul abrange uma abordagem abrangente, desde a promoção de novas tecnologias e combustíveis alternativos até ao reforço das capacidades de produção.

Numa competição acirrada com os construtores navais chineses, a Coreia do Sul já liderou nos setores considerados navios de alto valor, nomeadamente na construção de transportadores de gás, incluindo navios de GNL. A intenção é capitalizar essa experiência em novas áreas, como amoníaco, hidrogênio e energia de bateria. Além disso, há um foco significativo em tecnologias emergentes, incluindo sistemas de navegação inteligente e inteligência artificial.

Youngjin Jang, vice-ministro do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, expressou otimismo com a perspectiva de crescimento: “Com a recuperação da indústria de construção naval global adicionando um vento favorável à indústria de construção naval da Coreia, esperamos ver grandes oportunidades para uma recuperação e um novo salto.”

Em 15 de novembro, foi apresentada a “Estratégia de Construção Naval K para o Domínio do Mercado da Próxima Geração” durante uma reunião ministerial focada em exportações e promoção de investimentos. O ambicioso objetivo do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul é conquistar mais de 80% do mercado de construção naval da próxima geração.

O plano inclui o lançamento de projetos de desenvolvimento tecnológico e demonstração, priorizando fontes de combustível isentas de carbono, como GNL, amoníaco e hidrogênio. Além disso, há uma busca por negociações antecipadas de navios independentes e autonavegantes.

A atual escassez de trabalhadores nos estaleiros da Coreia do Sul é decidida e enfrentada com medidas para permitir mais trabalhadores estrangeiros. O governo também se comprometeu a implementar novas políticas de apoio à formação e aprendizagem. Como parte da estratégia, mais de 3.000 pessoas serão treinadas como talentos tecnológicos essenciais, com colaborações tecnológicas planejadas com parceiros estrangeiros.

 

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