O Exército de Israel anunciou a tomada, nesta quinta-feira, 16, do Porto de Gaza, que movimenta exclusivamente embarcações pesqueiras. O governo de Tel Aviv explicou que a operação faz parte do objetivo de controlar os pontos estratégicos da província.
O comando do Exército israelense informou que assumiu o comando das operações portuárias e acusou o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, de usar o local como centro de treinamento para suas forças de comando naval. O terminal, desde o início do bloqueio por Israel, ficou reduzido O Exército de Israel anunciou a tomada nesta quinta-feira, 16, do a operações pesqueiras.
O bloqueio a entrada e saída de produtos na Faixa de Gaza também está prejudicando as exportações da região, que praticamente se limita a uma média de 800 toneladas de morangos e 300 milhões de unidades de flores, as duas por ano. Que saem apenas por via rodoviária, igualmente controlada pelo Exército de Israel.
A faixa de Gaza importa quase tudo o que consome, como material de higiene, limpeza, hospitalar, vestuário, calçados, chá, café, chocolate e outros itens. Já a produção local inclui ainda arroz, caju, milho, algodão, batata-doce, feijão e milho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário