segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Companhias de navegação gregas e chinesas têm 34% da capacidade de carga da frota mundial


 

A frota global de transporte de carga consiste em cerca de 61.000 navios com aproximadamente 2,2 bilhões de dwt. Os navios pertencentes a companhias de navegação gregas e chinesas contribuem com 34% da capacidade total de dwt da frota”, afirma Niels Rasmussen, analista-chefe de transporte marítimo da Bimco. Embora a consolidação tenha sido significativa no segmento de transporte marítimo de contêineres, o mercado global de transporte marítimo ainda é altamente fragmentado e a empresa média de transporte marítimo possui apenas alguns navios.

No entanto, com o tempo, surgiram nações importantes para o transporte marítimo. Desde então, outros perderam importância devido a mudanças no comércio global, mas a Grécia continua a ser o principal país marítimo do mundo. Habilidade “Em termos de capacidade de carga, os armadores gregos controlam a maior frota de navios de transporte de carga do mundo, com 19% da capacidade, e mantêm uma quota particularmente elevada nos setores de granéis, navios-tanque e transportadores de gás”, afirma Rasmussen.

A abordagem dos armadores chineses tem sido um pouco diferente. Eles controlam uma proporção menor de navios-tanque e transportadores de gás, mas uma proporção maior das frotas de carga geral e de contêineres, com a Cosco Shipping contribuindo para a maior proporção da frota destes últimos. A entrada de instituições financeiras chinesas no mercado de fretamento contribuiu significativamente para o crescimento da frota chinesa nos últimos anos, com cinco dos 10 maiores armadores chineses envolvidos no fretamento.

Juntos, os dez maiores armadores controlam 41% da frota chinesa. Os dez maiores armadores gregos são todos “tradicionais”. Ao contrário dos dez maiores armadores chineses, a lista dos dez maiores gregos não é dominada por um único grande proprietário. Em contraste, existem sete armadores com frotas superiores a 10 milhões de dwt, enquanto apenas três armadores chineses têm frotas tão grandes.

Embora a frota chinesa tenha menos grandes armadores, a carteira de encomendas de todos os armadores chineses é 21% maior do que a dos seus congêneres na Grécia. Segundo Bimco, os armadores gregos costumam ser muito ativos no mercado de segunda mão, o que pode indicar que a frota chinesa poderá crescer mais rapidamente do que as frotas gregas nos próximos anos. 

“Os armadores chineses e gregos têm em comum o fato de, relativamente à sua frota existente, as suas listas de encomendas de construção serem para navios de GNL e Pure Car Carriers (PCC), dois mercados que registam actualmente um forte crescimento. Os armadores chineses têm a maior carteira de pedidos nesses segmentos. Enquanto a carteira de encomendas de navios-tanque de GNL e metano PCC representa, respectivamente, 126% e 260% da frota atual”, afirma Rasmussen.

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