segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Hapag-Lloyd é o armador com melhor desempenho em emissões na Rota Extremo-Oriente/Costa Leste da América do Sul


O Índice de Emissão de Carbono (CEI) da Xeneta e Marine Benchmar indicou que  urante o terceiro trimestre de 2023, na rota Extremo Oriente - Costa Leste da América do Sul (ECSA), a Hapag-Lloyd obteve o melhor desempenho com pontuação de 75 pontos, 15,6 pontos abaixo da média nesta rota. Porém, apesar de ocupar o primeiro lugar, a pontuação da companhia marítima não compara favoravelmente com a obtida no segundo trimestre, quando marcou 72,2 pontos.

A companhia marítima não é a única que viu sua pontuação piorar no terceiro trimestre. A Yang Ming ficou em segundo lugar com uma pontuação de 75,8, enquanto no segundo quarto foi de 71,7. Por outro lado, a Wan Hai ficou em terceiro lugar e foi a única transportadora entre as três primeiras que registrou uma melhoria no terceiro trimestre, passando de 80,6 para 76,3 pontos.

Para entender o desempenho de uma companhia marítima no CIS, deve-se considerar o tamanho do navio, a velocidade de navegação e o fator de ocupação dos navios. Em termos de tamanho, a Wan Hai Lines tinha a maior capacidade média de navios, 11.923 TEUs. Mas as três principais companhias marítimas têm navios maiores do que a média nesta rota, com a Hapag-Lloyd implantando uma média de 11.314 TEUs e a Yang Ming Lines 11.714 TEUs.

Em relação à velocidade de navegação, a história é semelhante, já que os três primeiros ultrapassam a média de 16,1 nós neste percurso. A Hapag-Lloyd registrou 16,3 nós, enquanto Yang Ming estava a 16,9 nós e a Wan Hai Lines a 16,5 nós. Em termos de CEI, uma velocidade de navegação mais rápida equivale a uma pontuação mais alta (ou pior). Relativamente à taxa de ocupação dos navios, apenas 93,9% da Hapag-Lloyd superou a média do setor, mas apenas em 1,1 pontos percentuais.  

As três principais companhias marítimas podem ter pontuações gerais CEI semelhantes no terceiro trimestre, mas as alcançaram de maneiras diferentes. Por exemplo, a Yang Ming tinha uma taxa de ocupação muito menor do que a Hapag-Lloyd, mas compensou isso na CEI com a idade mais jovem de seus navios, que era 8,3 anos mais jovem que a média nesta rota. Também registrou metade da idade média dos navios operados pela Hapag-Lloyd e Wan Hai, resultando num serviço mais eficiente em termos de carbono.

Por outro lado, registrou-se um enfraquecimento do desempenho em toda a rota, com o CEI médio a aumentar de 85,4 no segundo trimestre para 90,6 no terceiro. Os fatores que contribuíram para este aumento são um aumento de 0,3 nós na velocidade de navegação e uma diminuição de 1,3% no tamanho da embarcação.

Apesar de a Yang Ming utilizar navios muito mais jovens do que os seus concorrentes, a idade média geral dos navios na rota aumentou de forma constante ao longo de 2023, passando de 9 anos no primeiro trimestre para 9,4 no segundo e 10 no segundo. No entanto, houve algumas notícias positivas graças à melhoria da taxa de ocupação média, que aumentou 0,3 pontos percentuais para 92,8% no terceiro trimestre.

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