quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Hapag-Lloyd define estratégia 2030 separando o negócio de navegação do portuário


Os investimentos em terminais portuários são um elemento chave na estratégia da Hapag-Lloyd, que nos últimos anos tem permitido a expansão da sua presença no setor portuário de contentores. A companhia marítima investiu primeiro no Terminal de Contêineres Altenwerder de Hamburgo em 2001 e depois em Tânger em 2019, e o ritmo só acelerou desde então.

"Adotamos uma abordagem mais estratégica e estruturada para investimentos em terminais desde 2020. Até então, tínhamos seguido uma estratégia clara e pura, focada exclusivamente no transporte marítimo regular. Isso mudou como parte do nosso programa 'Preparar para o Amanhã' e nosso benefício "A situação financeira também nos permite investir mais em nossos negócios do que inicialmente planejado. Na verdade, o grande tamanho do nosso portfólio de terminais nos levou a começar a criar uma unidade separada de Terminais e Infraestrutura", explicou Sven Gailus, Diretor Geral de Estratégia da Hapag -Lloyd.

A Hapag-Lloyds expandiu recentemente a sua lista global de terminais para 20, acrescentando também duas plataformas compostas por múltiplos terminais, complementadas por serviços de logística terrestre. Em janeiro de 2023, a empresa tinha participações no Grupo Spinelli, com sede na Itália, no Terminal de Contêineres de Wilhelmshaven, no Terminal de Contêineres de Altenwerder em Hamburgo, no Terminal TC3 em Tânger (Marrocos) e no Terminal 2 de Damietta (Egito).   

Além disso, a aquisição do negócio de terminais da SAAM Terminals com sede no Chile, incluindo os serviços logísticos relacionados, foi concluída com sucesso e concluída em agosto de 2023. Em termos geográficos, isto significa que a Hapag-Lloyd está agora ativa no setor de terminais em cinco continentes (África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul) e em cinco regiões: América Latina, Médio Oriente, América do Norte, Norte da Europa e Sul da Europa. 

A segunda expansão mais recente ocorreu em abril de 2023, quando a Hapag-Lloyd finalizou a aquisição de uma participação de 40% na JM Baxi Ports & Logistics Limited. A empresa sediada em Mumbai é a maior empresa de terminais e logística integrada da Índia, ocupando o primeiro lugar entre os fornecedores logísticos privados e o segundo entre os terminais, com 1,6 milhão de TEUs de produção anual. Além de ter uma forte presença nas costas ocidental e oriental da Índia, a empresa também serve os principais mercados interiores no norte do país com os seus terminais interiores e ativos de comboios de contentores.

 A Índia é atualmente o quarto maior mercado de transporte marítimo de contêineres. Com uma participação de 9% neste mercado e um desempenho anual atual de 1,4 milhão de TEUs, a Hapag-Lloyd ocupa o terceiro lugar entre os transportadores de contêineres na Índia. Além disso, a JM Baxi oferece serviços ferroviários e de depósito terrestre em toda a Índia, o que ajudará a executar uma estratégia ferroviária ambiciosa para oferecer aos clientes serviços terrestres ainda melhores.

A nova unidade de Terminais e Infraestruturas terá um papel importante na “Estratégia 2030” da companhia marítima, em fase de formulação, que conta com duas linhas de negócio paralelas que irão criar sinergias operacionais, reduzir a volatilidade, melhorar a qualidade do produto, reforçar a colaboração com parceiros comerciais e garantir acesso a locais-chave. Ao mesmo tempo, as suas operações de terminais e infraestruturas funcionarão como um negócio independente.

"Criamos um roteiro estratégico para oportunidades de investimento em terminais para continuar a construir nosso portfólio global de terminais. No futuro, nos concentraremos em investimentos onde possamos ter controle de gestão ou pelo menos uma influência nas operações dos terminais para garantir que possamos definir a estratégia e curso operacional de nossos investimentos", disse Heiko Hoffmann, CEO de Fusões e Aquisições da Hapag-Lloyd.

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