A Agrícola Famosa, maior exportadora de frutas do Brasil, com sede em Mossoró/RN, anunciou que planeja arrendar uma área de 4 mil m² do Porto de Natal. Em cerimônia no final da tarde dessa quinta-feira,23, no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal, executivos da empresa apresentaram à governadora Fátima Bezerra e à diretoria da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) o interesse em ampliar as operações no terminal.
Representantes da GreenSea, operadora dos navios da Famosa, também participaram do encontro. Desde o ano passado, a empresa passou a fretar navios frigoríficos no modelo pallet, que substitui contêineres tradicionais, para o transporte de sua produção no Ceará. Neste ano, fez o mesmo pelo terminal natalense.
“Entregamos à governadora e à Codern um ofício pedindo uma permissão de uso do berço e um arrendamento de uma parte do porto. Isso porque, a gente está vendo toda essa operação de navios muito a longo prazo”, disse o CEO da Agrícola Famosa, Carlo Porro.
A área pretendida corresponde a 4 mil m² e, nos planos da empresa, também está a construção de um terminal frigorífico. “A nossa intenção é construir um terminal frigorífico no Porto de Natal e, a partir desse porto frigorífico, viabilizar o carregamento de outras frutas, além do melão, como manga, uva, todo tipo de fruta. Então, a gente quer transformar Natal, realmente, num porto fruteiro”, declarou o executivo.
A empresa, que hoje opera com um navio por semana com capacidade para transportar 2.500 toneladas, deverá ampliar a quantidade e também a capacidade dos navios. Seis embacações já foram fretados com a GreenSea, joint venture entre Seatrade e Green Reefers, responsável pela operação da Famosa desde agosto do ano passado, quando a empresa alterou o modelo de transportar suas frutas no Porto de Mucuripe/CE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário