terça-feira, 28 de novembro de 2023

APM Terminals Pecém bate recorde em outubro movimentando 55 mil teus em cargas

 

A APM Terminais Pecém, no Ceará, movimentou em outubro 55 mil TEUs, marcando o maior volume registrado na história do terminal. Essa conquista faz parte de um crescimento de 11% na movimentação de contêineres em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento é atribuído principalmente ao aumento de 23% nas exportações de produtos dos pólos frutícolas de Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

Historicamente, os meses de outubro e novembro regisraram os maiores volumes de atividade no terminal, impulsionados principalmente pela procura de exportação de frutas para a Europa e os Estados Unidos. Projeções da autoridade do complexo portuário do Pecém indicam que as exportações do setor frutícola poderão atingir 180 mil toneladas na atual temporada, superando em 10 mil toneladas os recordes do ano anterior.

Da mesma forma, estima-se que os embarques totalizem 7,2 mil contêineres refrigerados, abrigando produtos cultivados especialmente nos polos de Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Juntos contra a seca Marcelo Gurgel, diretor comercial da APM Terminais Pecém, destaca que, além do crescimento das exportações de frutas nos últimos três meses, o terminal teve papel crucial como principal porto logístico para o abastecimento de ajuda destinada a Manaus, que enfrenta o pior seca registrada na região amazônica.

Nesse período, o terminal teve grande demanda por contêineres e funcionou como centro operacional para receber parte significativa dos volumes de cargas destinadas a Manaus, de diversos operadores. André Gonzaga, diretor de Operações da APM Terminals Pecém, destaca a preparação do terminal para esse desafio, destacando que os investimentos anteriores em equipamentos, pessoal e áreas específicas elevaram os padrões de proatividade. Isso tem permitido facilitar os transbordos e manter um alinhamento constante entre as diferentes companhias marítimas e o Complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário