quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Rota marítima Ásia/América Latina é a terceira mais importante do mundo

Em novembro de 2021 (durante a pandemia de Covid-19), 43,3% da frota total de navios porta-contêineres foi implantada nas duas maiores rotas Leste-Oeste: Ásia-América do Norte e Ásia-Europa. Esta percentagem caiu agora para 39,4%, mas ainda é superior à percentagem pré-pandemia de 35,9%, registrada em novembro de 2019.

Em contrapartida, a capacidade implantada em serviços relacionados com a América Latina tem crescido consistentemente nos últimos anos. Mesmo durante a pandemia, quando a sua participação na frota global caiu para 12,4%, o número de TEUs disponíveis aumentou a cada ano. A rota Ásia-América Latina ocupa atualmente o terceiro lugar entre as rotas marítimas mais importantes, depois da Ásia-Europa e da Ásia-América do Norte.

Entretanto, os serviços relacionados com o Médio Oriente e a Índia ocupam o quarto lugar. A rota transatlântica continua a ser a menor das três principais rotas Leste-Oeste. Uma diminuição de 12,8% nas exportações europeias norte-americanas nos primeiros nove meses do ano explica porque a capacidade nesta rota foi reduzida em 2,8% em relação ao ano anterior e porque a sua quota em termos de utilização da frota global com 4,0%, é agora um pouco mais baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário