A APPA
(Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), objetivando melhorar o fluxo dos caminhões que chegam a Paranaguá, incrementou o sistema
de agendamento de descarga de caminhões.
O descarregamento passou a ser agendado com data e
hora para acontecer, possibilitando melhor planejamento para
caminhoneiros, exportadores, terminais e porto.
O sistema vai permitir que o fluxo seja
mais ordenado e bem distribuído ao longo das 24 horas do dia e dos sete
dias da semana, eliminando os períodos ociosos de descarga, evitando o
acúmulo de veículos nas vias de acesso aos terminais e dando mais
segurança aos caminhoneiros.
Agora, ao fazer o cadastramento do
caminhão que trará os grãos ao porto, o transportador deverá indicar o
dia e o horário da chegada do veículo, com uma margem de seis horas para
mais ou para menos, considerando o tempo gasto com o deslocamento do
campo até Paranaguá e os períodos de pausa visando a lei do descanso do
caminhoneiro.
A previsão é que a colheita de verão do
Paraná chegue a 23,3 milhões de toneladas e, no Brasil, a safra toda
deve alcançar a marca de 215 milhões de toneladas e ser a maior da
história. “A logística de escoamento destes produtos tem que estar muito
bem organizada para que produtor e comprador dos grãos tenham seus
prazos respeitados e as operações aconteçam com agilidade. Para garantir
isso, estamos mudando as regras”, completa Dividino.
O novo método é uma evolução do Carga
Online, sistema que eliminou as filas de caminhões que acessavam o Porto
de Paranaguá pela BR-277. Neste sistema, um terminal recebe determinado
número de cotas de caminhões de acordo com sua produtividade. Quanto
mais rápido eles descarregam os caminhões e carregam os navios, mais
cotas são liberadas para trazer produtos para o Porto de Paranaguá. Só
são aceitos no Pátio de Triagem caminhões liberados pelo sistema.
Com o novo sistema de agendamento, além
de levar em conta eficiência dos terminais, as cotas serão liberadas de
acordo com o horário previsto de chegada do veículo. O objetivo é preencher com um fluxo
equilibrado todos os horários de descarga, inclusive aos finais de
semana e durante a noite, quando o movimento era menor.
Caso o motorista tenha um imprevisto que
faça com que ele não chegue no horário agendado, ele deve comunicar o
operador portuário para que seja efetuado um reagendamento. O
caminhoneiro recebe o contato do operador por SMS no momento em que o
agendamento é efetuado.
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