A Aliança Navegação e Logística, líder em cabotagem no Brasil, está
confiante com o desempenho do setor e espera crescer entre 3% e 5% este
ano. Em 2016, a empresa registrou um crescimento de 7% na cabotagem,
mesmo com a economia retraída. Ao todo, foram movimentados 210 mil
contêineres, o que representa 15 mil a mais que no ano anterior.
Segundo Marcus Voloch, gerente geral de Mercosul e Cabotagem da
Aliança, os setores que mais cresceram foram os de alimentos, químicos e
resinas, produtos de limpeza, papelaria, embalagens e material de
construção. Um dos destaques foi a ampliação da oferta de serviços no
Estado do Pará, a partir de investimentos realizados em Vila do Conde,
que conta atualmente com uma escala semanal.
“Em maio deste ano completaremos dois anos de operação no Pará.
Atualmente, oferecemos serviços porta a porta para praticamente todos os
municípios, utilizando a multimodalidade. O mesmo modelo é replicado
para o Amapá, onde os clientes contam com atendimento e níveis de
serviço personalizados”, afirma Voloch.
De acordo com Otávio Cabral,
gerente da Aliança em Manaus, a empresa opera por semana cerca de 280 teus no porto de Vila do Conde,
sendo que ainda há um potencial a ser explorado. “Temos uma grande
vocação para a cabotagem com o Rio Amazonas, nosso ‘Rio Mar’, com seus
quase 7.000km de extensão, dos quais 3.165km estão em território
brasileiro”, destaca.
Além da redução de custos em relação ao transporte rodoviário – de
10% a 15% -, a cabotagem une rapidez e economia por meio de um
planejamento de operações multimodais, resultando em um meio de
transporte sustentável, com baixa emissão de CO2.
Hoje a Aliança dispõe de equipes dedicadas que cobrem boa parte do
território nacional, assim como sistemas desenvolvidos sob medida para
as particularidades da cabotagem, integrando todas as peças da cadeia do
transporte multimodal.
Cerca de 70% de todo o volume transportado pela Aliança é na
modalidade “porta”, ou seja, a empresa gerencia o fluxo de transporte
desde a fábrica do embarcador até a entrega ao destinatário final. O
índice de pontualidade nessas entregas e coletas supera os 95%, na média
nacional. Para quem utiliza o transporte marítimo, outras vantagens são
a rastreabilidade em qualquer ponto, a integração dos modais para
otimização da cadeia logística e menor índice de avarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário