A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa
Econômica (Cade) recomendou a aprovação sem restrições de uma joint
venture concentracionista entre as armadoras japonesas Nippon Yusen
Kabushiki Kaisha (NYK), Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e Kawasaki Kisen
Kaisha (KL), envolvendo o setor de transporte marítimo regular de
contêineres. O acordo de integração dos negócios, que começou a ser
debatido entre as três no ano passado, prevê que ac
A NYK constituirá uma sociedade de responsabilidade limitada de
capital fechado que, em conjunto com a HoldCo, será chamada de “JV”. O
negócio da JV é o fornecimento de transporte marítimo regular de
contêineres e serviços de terminais de contêineres, excluindo o Japão,
para clientes em vários países. No Brasil, a operação proposta envolverá
apenas o negócio de transporte marítimo regular de contêineres.
Em sua configuração final, a JV será controlada pela NYK, que terá
38% de suas ações. Tanto a Mol quando a KL terão 31% cada. A empresa
resultante desta união terá a sexta maior frota de navios de contêiner
do mercado mundial, podendo transportar 1,4 milhão de TEU (unidade
equivalente a um contêiner de 20 pés), 7% da capacidade global de
transporte marítimo de contêineres. A operação é avaliada, segundo parecer do Cade, em aproximadamente JPY 300 bilhões (R$ 8,2 bilhões).
Segundo parecer da superintendência, a NYK é uma empresa japonesa
global de logística, especializada em transporte marítimo internacional,
cruzeiros, transportes portuário e entre terminais, serviços
relacionados com o transporte marítimo e ramo imobiliário. O MOL é
especializado em navegação oceânica. A KL é uma operadora de logística
integrada, atuando com transporte marítimo a nível mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário