A Latam Cargo Brasil registrou nos dois primeiros meses do ano um avanço de 6%
na movimentação de cargas domésticas e um aumento de 2.3 pontos percentuais no
market share da companhia em fevereiro na comparação com janeiro deste ano.
Além disso, os cargueiros da empresa também ampliaram em cinco pontos
percentuais a quantidade transportada em uma de suas das principais rotas,
Guarulhos-Manaus, considerado um aumento significativo.
Diante desse cenário positivo, a empresa
aumentará a partir deste mês a capacidade de transporte de suas aeronaves para
atender o crescimento da demanda no trecho Manaus-Guarulhos-Manaus. O anúncio
ocorre durante a 23ª edição da Intermodal, que ocorre entre 4 e 6 de abril em
São Paulo.
A Latam Cargo passará a operar o transporte
de cargas em aviões para passageiros modelos Boeing 777 e 767, com capacidade
de 30 toneladas em seus porões, para algumas frequências semanais, em
substituição aos atuais A320, com capacidade para 2,5 toneladas. Além dos porões das aeronaves comerciais, a
LATAM Cargo opera com aeronave cargueira uma frequência diária, somada a uma
frequência extra às terças, quintas e aos sábados.
O crescimento já reflete uma melhora na
produção industrial do polo da Zona Franca de Manaus, o que antecipa a
recuperação da demanda nas demais regiões do país, de acordo com o
diretor-geral da companhia, Luis Quintiliano.
“Manaus é um termômetro para nós do que
acontecerá no país. Sentimos que lá foi a primeira região a apresentar
retração, quando a economia desacelerou, e agora antecipa a recuperação”,
afirma o executivo.
Por conta disso, o mercado na capital
amazonense apresentou um crescimento de 10% em fevereiro de 2017 na comparação
com o mesmo mês do ano passado. Os reflexos da melhoria de movimentação de
cargas também já resultaram na ampliação da utilização da capacidade dos novos
terminais de Belém e Fortaleza, em 20% para ambos, no mesmo período.
“Isso mostra que estávamos certos quando
decidimos manter os investimentos da companhia mesmo no período de crise para,
quando o mercado voltasse a crescer, nós estivéssemos preparados”, ressalta
Luis Quintiliano. Desde 2013, a companhia investe R$ 94 milhões num plano de
negócios que envolve reforma e construção de novos terminais, bem como em
segurança e tecnologia. Neste ano também estão previstas as inaugurações dos
terminais de Curitiba (PR), com investimentos de R$ 2,6 milhões, Belo
Horizonte/Confins (MG), R$ 500 mil, e Imperatriz (MA), R$ 390 mil.
Outra estratégia considerada acertada pela
empresa foi de investir no transporte de produtos de maior valor agregado, como
fármacos, autopeças e peças industriais para reforçar a rentabilidade das
operações. O resultado foi tão positivo que essas mercadorias já são as mais
transportadas pela companhia nas rotas domésticas, representando 50% do total
de cargas movimentadas.
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