Mais de 2 milhões de metros cúbicos de material já foram retirados. Restam cerca de 3.500 metros cúbicos para alcançar a profundidade ideal do projeto. Assim, além de aumentar a profundidade do canal de acesso, a bacia de evolução, onde os navios fazem a manobra para atracar, vai ser maior.
Segundo a Codesa, o canal de acesso tem profundidade de 11,4 metros e permite a navegação de navios com calado de 10,6 metros, com carga máxima de até 40 mil toneladas. Após a conclusão da obra, a profundidade do canal chegará a 14 metros e da bacia de evolução, a 13,5 metros. A Codesa destacou que navios com calado de 12,5 poderão acessar o porto e o volume de carga poderá chegar a 60 mil toneladas, um aumento de 40% da atual capacidade.
O contrato de dragagem e derrocagem, assinado em 2012, segundo a companhia, foi da ordem de R$ 85,6 milhões. Com a atualização do valor contratado, o custo passou a R$ 109 milhões, mais o aditivo de R$ 15 milhões.
Com a conclusão da obra a Codesa informou que está previsto um aumento da capacidade de movimentação de cargas da ordem de 40%, devido ao aprofundamento do acesso marítimo vai passar de 11 metros para 14 metros, permitindo a navegação de embarcações de maior porte.
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