Os portos brasileiros terão investimentos de R$ 1,4 bilhão em
projetos que incluem arrendamentos de novos terminais e a renovação de
contratos já existentes. No complexo de Santos, o Terminal XXXIX (39
externo), operado pela Caramuru, no Corredor de Exportação, nas
proximidades da Ponta da Praia, terá seu prazo de concessão ampliado em
25 anos. Para isso, a empresa se compromete a investir R$ 252 milhões na
instalação do cais santista.
O anúncio dos empreendimentos portuários foi feito nesta quarta-feira, quando foi
divulgada a segunda lista de projetos de infraestrutura do Programa de
Parcerias de Investimentos (PPI), em Brasília. Na abertura do encontro, o
presidente Michel Temer informou que os novos projetos vão possibilitar
aportes privados de R$ 45 bilhões nas áreas de energia, transportes e
saneamento e promover 200 mil novos empregos diretos e indiretos.
“Precisamos fazer logo isso, porque o que mais almejamos é exatamente
o combate ao desemprego no País”, destacou o presidente da República. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício
Quintella, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e a
presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES), Maria Silvia Marques, também participaram do evento.
As sete renovações antecipadas de contratos portuários somam R$ 1,02
bilhão em investimentos. Em Santos, a Caramuru deverá destinar R$ 252
milhões para obras e a aquisição de equipamentos. O atual contrato de
arrendamento termina em 16 de outubro de 2025.
Além da área no cais santista, está prevista a prorrogação dos
contratos do Terminal Químico de Aratu S.A, no Porto de Itaqui (MA), que
terá R$ 145,7 milhões em investimentos; e do Terminal Portuário de
Santa Catarina, em São Francisco do Sul, que prevê investir R$ 138
milhões.
Também está programada a prorrogação, por 10 anos, do contrato do
Terminal de Contêineres Convicon, em Vila do Conde (PA), com previsão de
investimentos de R$ 68,4 milhões. As instalações Nitshore Serviços
Portuários e Nitport Serviços Portuários, ambas no Porto de Niterói
(RJ), integram a lista de prorrogações, com promessas de investir R$ 40
milhões e R$ 23 milhões, respectivamente.
Já o adensamento do terminal portuário da Decal, em Suape (PE) está atrelado a aportes de R$ 282,9 milhões.
Os primeiros contratos devem ser renovados ainda no 1º semestre do
ano. O mais adiantado é o do terminal do porto maranhense. Os demais
devem ocorrer ao longo do 2º semestre.
“As previsões de investimentos que devem sair neste ano são as do
setor portuário”, destacou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação
Civil, Maurício Quintella.
Arrendamentos
O programa do Governo também prevê a licitação de dois lotes no Porto
de Paranaguá (PR). Um deles será destinado à movimentação de papel e
celulose e outro, para veículos. O primeiro tem previsão de
investimentos de </CW>R$ 102 milhões e o segundo, de R$ 72
milhões.
Em Itaqui (MA), também será arrendado um terminal para operações com
celulose. Neste caso, serão R$ 221 milhões em investimentos. Já em
Santana (AP), o foco será madeira, com aportes de R$ 61 milhões.
Os contratos serão válidos por 25 anos e terão possibilidade de
renovação por igual período. A expectativa é de que os leilões ocorram
no primeiro trimestre de 2018.
Mas ainda é necessário o aval do Tribunal de Contas da União para que
os editais sejam lançados. O Governo, porém, segue otimista já que
estudos semelhantes já passaram pelo órgão recentemente.
Os três primeiros arrendamentos portuários com base no atual marco
regulatório (Lei n 12.815/2013) aconteceram em 2015 e renderam um total
de R$ 430,6 milhões ao Governo. Este valor se refere apenas aos
pagamentos de outorgas dos lotes do Porto de Santos – um na Ponta da
Praia, um no Macuco e o terceiro no Paquetá.
No primeiro, será implantado um terminal de granéis sólidos, enquanto
os outros dois serão de carga geral. Há a expectativa ainda de que, ao
menos, mais dois terminais sejam arrendados no cais santista
posteriormente.
Trata-se de uma unidade de líquidos na Ilha Barnabé, na Área
Continental de Santos, e de um lote para a movimentação de fertilizantes
(granéis sólidos de origem mineral) em Outeirinhos. No entanto, essas
glebas não foram listadas durante a reunião do PPI.
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