Os transportadores marítimos sul-coreanos Hanjin Shipping e Hyundai Merchant Marine anunciaram a formação de uma aliança internacional para enfrentar as dificuldades financeiras. A decisão foi confirmada pelo correspondente em Seul da IHS Fairplay, Xiaolin Zeng. Os armadores explicaram ainda que apesar de passarem por sérios problemas de liquidez, vêm discutindo com outras companhias marítimas sobre a formação de novas alianças quando as atuais estruturas expirarem, em 2017.
No final de abril, a Hanjin Shipping cedeu à pressão de seu principal credor, o banco KDB (Korea Development Bank), para o qual concordou em passar o controle da companhia até a reestruturação. A HMM, por sua vez, vem renegociando seus altos custos de afretamento, o que é uma condição para a garantia da dívida que compromete o patrimônio líquido da empresa com o KDB. As duas têm um índice de endividamento (gearing) bastante alto em relação ao capital, conforme os registros publicados ao final de 2015.
O cenário ficou ainda pior quando a China COSCO Shipping, a CMA CGM, OOCL e a Evergreen Line avançaram os planos para estabelecer a nova Ocean Alliance, que deve atender rotas nos portos da Ásia, Europa e Estados Unidos a partir de março de 2017.
Analistas entendem que o novo grupo irá abalar as formações existentes, como a CKYHE, Ocean Three, e a G6 Alliance. Como integrante da CKYHE (junto com COSCO, K Line, Yang Ming e Evergreen), a Hanjin Shipping recebeu a confirmação de que o grupo iria continuar a operar até março de 2017.
Já a HMM, que faz parte da Aliança G6, em que estão também Hapag Lloyd, OOCL, Mitsui OSK Lines, Nippon Yusen Kaisha e APL, garantiu, por meio de seu porta-voz, que "a atual estrutura da G6 vai permanecer ativa até março de 2017, e não há nada decidido sobre como a aliança deverá se organizar depois dessa data”.
A companhia também afirmou que já começou a trocar informações com os outros membros, para discutir a reorganização da aliança. “Infelizmente, no entanto, neste momento ainda não podemos divulgar detalhes”, completou o porta-voz.
Enquanto a HMM chegou a um acordo com o KDB para fixar o pagamento dos empréstimos até 29 de junho, durante o período em que corre a auditoria para reestruturação de débito, a Hanjin Shipping optou, na semana passada, por passar o controle da companhia para o banco.
As prospecções do mercado são de que os dois armadores coreanos devam estar conversando com a MOL, NYK, K Line, Yang Ming, Hapag Lloyd e United Arab Shipping Co para estabelecerem uma nova organização das alianças, um assunto que também tem chamado a atenção do governo sul-coreano, uma vez que o país conta com a reinserção das companhias para garantir a operação dos meganavios em seus portos e segmentos de logística, nos quais vem investindo, a exemplo do Porto de Busan.
O ministro da Marinha e Pesca da Coréia do Sul, Kim Young-suk, teve uma reunião em 26 de abril para discutir as medidas a serem tomadas após o anúncio da formação da nova aliança. Enquanto os rumores especulam que há chances de vermos uma fusão entre Hanjin e HMM, o presidente do Comitê Financeiro do país, Yim Jong-yong considerou que o assunto não está em pauta e sua discussão seria “prematura e inapropriada”, conclui o correspondente sul-coreano Zeng.
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