A Aschenberger Consultoria vai lançar dia 25, em Petrolina (PE), a nova plataforma de informações
estatísticas de exportação e importação de frutas, que
divulga semanalmente os relatórios de exportação de cargas com base em
dados coletados nos portos e aeroportos brasileiros e os envia em
planilhas Excel. A nova base de dados permitirá uma
visualização mais amigável dos dados sempre atualizados, facilitando a
montagem de estratégias de importação e exportação a partir do fluxo de
mercadorias comercializadas mundialmente.
Com a nova ferramenta, as
tradicionais planilhas em Excel serão substituídas progressivamente por
um sistema automatizado que promete trazer uma série de vantagens. O
serviço é utilizado pela comunidade exportadora de frutas e
passou recentemente a atender também ao mercado importador, por se
mostrar uma ferramenta fundamental para as estratégias de distribuição
da produção frutícola, com apoio do Sebrae e da associação Valexport.
O idealizador da ferramenta, Roberto Aschenberger, explicou que o material ganhou
grande importância como referência para as estratégias de mercado, o que
o levou a desenvolver um sistema mais flexível para a geração de
informações. “Os relatórios são referências internacionais, uma vez que
ajudam o exportador a determinar o que fará com a safra. Isso é crucial
em uma negociação que trabalha com vendas consignadas e periodicidades
limitadas de absorção pelo mercado consumidor”, disse.
Além
de exibir os volumes transportados das principais frutas
comercializadas pelo Brasil, o relatório também detalha as suas
variedades, que permitem nuances de preços, tornando-se uma referência
também na composição e na previsão de preços negociados não apenas pelo
Brasil, mas também por países que trabalham com produções concorrentes.
“A manga, por exemplo, é vendida para Europa pelo Brasil, Equador e
Peru, enquanto o limão é exportado pelo Brasil e pelo México, ou seja: o
fluxo de mercadorias de um país tem influência sobre o outro, assim
como o preço negociado naquele período ou safra", relatou Aschenberger.
Após o
lançamento da ferramenta em Pernambuco, o sistema antigo de planilhas
ainda vai funcionar por algum tempo, até que os assinantes tenham
segurança para migrar para a nova interface. “O objetivo é que as
pessoas conheçam o novo banco de dados e contribuam com seu feedback,
sua opinião e sugestão, de modo a continuarmos aprimorando o trabalho”, destacou Aschenberger, que aposta no potencial da ferramenta como um
facilitador do fluxo de mercadorias e fomentador do comércio exterior do
segmento de frutas.
“A flutuação do mercado gera um
redimensionamento da forma como o produto é comercializado. Um exemplo
bastante visível tem sido a questão da balança comercial, com um câmbio
que vem gerando incentivo às exportações, desfavorecendo as
importações”, exemplificou. Embora o exportador se beneficie, e os países
tenham sempre por necessidade manter o superávit de suas balanças,
Aschenberger ressaltou que a situação para o armador não é nada
propícia. “Para o armador, isso é péssimo, porque é obrigado a recolocar
o vazio, trazer custo adicional às viagens, gerando desequilíbrios
enormes”, observou.
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